quinta-feira, 27 de julho de 2017

27 de julho - Beata Maria da Paixão


É não só através do amor fraterno, mas também mediante a Eucaristia, que entramos em contato com Cristo, tornando-nos seus ramos e permanecendo com Ele. E precisamente este, parece-me, é um traço característico da fisionomia espiritual da Beata Maria da Paixão. Ela entregou-se ao mundo, oferecendo-se com Cristo e por Cristo, como vítima de reparação dos pecadores, reconhecendo de resto na necessidade da santidade dos sacerdotes a possibilidade de um mundo novo.

A vida da Beata foi consumada, permanecendo em Cristo, vivo e realmente presente no Sacramento da Eucaristia. As suas longas adorações, de dia e de noite, significam a sua escolha sábia de permanecer sempre com Jesus. Ela compreendeu o segredo que exprime com estas suas palavras: "Quero ser santa, amando Cristo na Eucaristia, sofrendo com Cristo crucificado, contemplando Cristo na pessoa do irmão". Por isso, o seu carisma é a admiração contemplativa da Eucaristia, em que a Beata encontrava as forças para superar as dificuldades, a tal ponto que nos últimos dias da sua vida se alimentava exclusivamente da Eucaristia.

Podemos ver a mensagem da nova Beata nas suas últimas palavras, dirigidas às irmãs de hábito, uma mensagem sempre original e atual. Sei que a citam com frequência, quase como um lemaas suas irmãs de convento e as pessoas devotas da Beata Maria Tarallo, mas quero repeti-las uma vez mais: "Recomendo a santa observância das regras, a prontidão à obediência e de modo particular adoração quotidiana de Jesus Sacramentado. Amai fortemente Jesus na Santíssima Eucaristia, nunca O deixeis sozinho, não O encolerizeis... não lhe causeis desgostos.”

Este apelo da Irmã Maria da Paixão é dirigido não só às Religiosas Crucificadas Adoradoras da Eucaristia, mas também a todos nós, a fim de renovarmos o fervor eucarístico, que em última análise realiza concretamente o conselho evangélico: "Permanecei em mim, como Eu permaneço em vós".

Permanecer no seu amor... este verbo em grego significa inclusive "habitar", ter uma comum residência e experiência de vida. Como é alto o nível de vida a que o cristianismo nos eleva... muito diferente daquilo que pensam os que reduzem a nossa religião a um conjunto de regras de vida e fórmulas de doutrina. Aqui, trata-se de sermos inseridos numa reciprocidade com o próprio Deus. O seu amor faz-se recíproco do nosso. Deus, que é o Amante, afirma que se encontra dentro de nós; e nós, em Cristo, estamos dentro dele.

Agora cabe a nós aceitar o convite de Jesus, que Maria da Paixão realizou durante toda a sua vida.
Mas é importante recordar que não se trata de uma contemplação que tem a finalidade em si mesma. O texto cita cinco vezes a expressão "dar fruto". Assim como a segunda leitura nos exortava a amar a Deus com os atos e na verdade. Quem ama Deus verdadeiramente, ama também o próximo, e deseja que ele chegue ao conhecimento da verdade: como é que se pode amar uma pessoa e, ao mesmo tempo, permitir que ela permaneça no erro, que esteja em perigo a sua salvação e, portanto, a sua felicidade eterna?
Esta insistência recorda-nos que o amor nunca é estéril, mas fecundo, sempre! Queira a Beata Maria da Paixão ajudar-nos a crescer no compromisso de trabalhar e de viver pelo único bem que é digno de ser buscado: o advento do Reino de Cristo no mundo, um Reino de amor, de justiça, de reconciliação e de paz entre os homens e os povos.

Cardeal José Saraiva Martins – Homilia de Beatificação – 14 de maio de 2006

 
Nasceu em 23 de setembro, 1866 em Bar (Nápoles, Itália). Foi batizada no dia seguinte com o nome de Maria Grazia. Seus pais, Leopoldo e Concetta Tarallo Borriello tiveram seis filhos, dois dos quais morreram muito cedo. Duas das filhas também eram religiosas. Seus pais, que lhe deram uma sólida formação humana e cristã, ainda viviam quando ela morreu Maria da Paixão e colaboraram como testemunhas no processo canônico.


Sua mãe disse no processo: "Desde a infância sempre mostrou dócil e tranquila, como se estivesse distante. Era a primeira de minhas filhas, e com amor e compromisso muito além de sua idade, me ajudou com o trabalho doméstico e  se ocupava ensinando suas irmãs pequenas que o ela aprendia na escola."

Ela desejava receber a Eucaristia. Em sua autobiografia, ele escreve: "Quando eu ia à missa com a minha mãe, observando as pessoas que vieram para a mesa eucarística, começava a chorar, porque eu também queria receber a Sagrada Comunhão, mas não me deixavam."
Finalmente, ela poderia fazê-lo, aos sete anos, a segunda-feira da Semana Santa de 1873. Ela recebeu o sacramento da Confirmação aos 10 anos. Quando terminou a escola primária, Maria Grazia aprendeu e praticou como costureira.

Sua vida era totalmente voltada para a perfeição cristã e a vida consagrada na vida terciária franciscana, vivia os conselhos evangélicos.
Aos vinte e dois anos, quando ela pensou que pertencia completamente a Jesus, seu pai, que se opôs a essa vocação, tentou impor a aceitação do casamento. O jovem Raffaelle Aruto pediu a mão de Maria Grazia. Como seu pai era muito autoritário não ousou recusar, convencida de que, mesmo que o casamento ocorresse ele não se consumaria. Esta certeza foi dada a ela por nosso Senhor Jesus Cristo.

Assim, a 13 de abril de 1889 foi realizado o casamento civil, deixando para mais tarde o religioso, como era tradição na região. Mas naquela noite, no banquete para comemorar, Raffaelle me senti mal por um ataque de hemoptise e os médicos aconselharam-no a mover-se para Torre del Greco para respirar um ar mais seguro. Ele morreu nove meses após o casamento civil em 27 de janeiro de 1890.
O pai  de Maria Grazia queri lhe impor um segundo casamento, mas ela disse: "Pai, não quero desistir agora, e  tendo visto o que aconteceu não é está convencido de que eu deveria ser uma freira? ".

Finalmente seu pai deixou que seguisse seu caminho para entregar-se sem reservas a Deus na vida consagrada. Em primeiro de junho de 1891, juntamente com sua irmã Drusiana, entrou para o convento das Irmãs Adoradoras da Eucaristia Crucificado, fundada por Maria Pia Notari Deus. Sua irmã Giuditta entrou na congregação três anos depois. Durante o processo canônico, a fundadora, que tinha lhe dado o nome de Maria da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo testemunhou a sua vida virtuosa e sua fama de santidade.
A professora das noviças, Irmã Maria disse: "Durante o noviciado, sob minha direção, com uma precisão admirável cumpriu todos os seus deveres religiosos, com distinção entre os suas parceiras, especialmente na virtude da santa obediência e humildade para não chamar a atenção para qualquer coisa."

Conduzida plenamente na sua vocação para o amor da Paixão de Cristo crucificado, à Eucaristia e Nossa Senhora das Dores. Ele disse: "Meu nome é Irmã Maria da Paixão e Eu sigo o Mestre". Recebeu várias funções, incluindo a direção espiritual de suas irmãs como noviças, mas também as mais humildes, como cozinheira, florete e porteira. Entre as atribuições ela preferia fabricar as partículas para a Santa Missa, porque ela via como uma extensão da adoração eucarística e como parte do carisma do instituto.
Orou constantemente, passou muito tempo durante o dia e às vezes à noite, rezando em último lugar no coro, e manteve-se em estreito diálogo com Deus. A oração era o alimento da alma. Sempre foi exemplar e edificante na caridade e na oração, na comunidade e admirada por todos. Num dos seus escritos manifesta seu zelo ardente com estas palavras: "Quanta tristeza meu coração sentia com a extensão do amor ardente do Coração do Verbo Divino aos homens, e que este tão grande amor era recebido com a mais negra ingratidão, eu disse: Oh, meu Deus, eu gostaria de poder gritar para o mundo para as praças para o mundo cego abrir os olhos e conhecer esse Deus e amá-lo. (...) O amor não é amado, porque ele não é conhecido."

Ela viveu os últimos dias de sua vida comendo somente a Eucaristia. Morreu em 27 de julho de 1912. Sua fama de santidade espalhou-se, e sua oferta heróica de  oferecer-se como vítima pelos pecadores e os sacerdotes, e pelos dons sobrenaturais que coroou o caminho da espiritualidade, santidade e misticismo. 
Ela foi beatificada em 12 de maio de 2006.

Hoje também celebramos São Pantaleão - médico e santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário