segunda-feira, 26 de março de 2018

26 de março - São Bercario


Nascido em Aquitânia por volta de 620, afilhado de San Nivardo, Bercario (Bercherio), teve uma primeira formação na escola de São Remaclo, e depois, abraçou a vida monástica sob as regras de São Columbano, na abadia de Luxeuil, no tempo do santo abade Valberto. 
Nivardo, que se tornou bispo de Reims, confiou-lhe a fundação do Mosteiro de Hautvillers (Marna), do qual Bercario foi o primeiro abade e onde elaborou uma regra que foi uma síntese das regras de São Columbano e de São Bento. 

Ele ergueu alguns edifícios para clausura e duas igrejas, dedicadas, respectivamente, ao apóstolo Pedro e à Virgem Maria. Pouco depois de 673, ele fundou na região do Der um mosteiro de virgens, povoado por escravas resgatadas (Puellemontier, Upper Marne), e depois, não muito longe, erigiu uma abadia de homens (Montier-en-Der), para onde se transferiu, abandonando a direção de Hautvillers, e que rapidamente se tornou famosa e próspera. 

É possível que Bercario tenha doado para a abadia a propriedade familiar que ele possuía no sul do Loire. A igreja abacial foi dedicada aos santos apóstolos Pedro e Paulo. Depois ele fez peregrinações a Roma e à Terra Santa, de onde trouxe relíquias preciosas. De Roma, entre outras coisas, ele trouxe o famoso díptico de marfim, um dos quais atualmente é mantido em Paris e o outro em Londres. 

Um monge, Daguino, que era seu afilhado, e foi expulso por Bercario como punição por uma falta grave, esfaqueou o abade em uma quinta-feira santa de 685 ou, mais provável, o 696. O abade magnanimamente perdoou seu atacante e morreu três dias depois, na manhã da Páscoa. 

Ele foi considerado mártir e homenageado com este título, não só na sua abadia, mas também nas dioceses de Troyes, Reims, Châlons-sur-Marne e Langres. 

Diante da ameaça das invasões normandas do século IX, os monges levaram as relíquias do Bercario para a Borgonha, mas depois as trouxeram de volta em 924. Enquanto isso, uma grande parte da cabeça do Bercario foi preservada na antiga igreja colegiada de Châteauvillain, dedicada ao abade mártir: esta relíquia, infelizmente, desapareceu, como a própria igreja, durante a Revolução Francesa. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário