segunda-feira, 19 de março de 2018

19 de março - Beato Marcel Callo


Marcel Callo, a quem tenho alegria de proclamar beato, no meio de sua família, sua diocese de Rennes e os numerosos representantes do JOC (Jovens Operários Cristãos) e dos escoteiros, não chegou sozinho à perfeição evangélica. Uma família modesta e profundamente cristã o conduziu. Os escoteiros e depois o JOC continuaram o trabalho. Alimentado pela oração, os sacramentos e uma ação apostólica concebida de acordo com a pedagogia desses movimentos, Marcel construiu a Igreja com seus irmãos, os jovens trabalhadores cristãos. É na Igreja que nos tornamos cristãos, e é com a Igreja que construímos uma nova humanidade.

Marcel não chegou imediatamente à perfeição evangélica. Rico em qualidade e boa vontade, ele lutou longamente contra a tentação do mundo, contra si mesmo, contra o peso das coisas e das pessoas. Mas, totalmente disponível para a graça, foi progressivamente deixando para ser conduzido pelo Senhor, até mesmo para o martírio.

As dificuldades amadureceram seu amor pessoal por Cristo. De sua prisão, ele escreveu a seu irmão, recentemente ordenado sacerdote: "Felizmente, há um amigo que não me deixa um momento e que sabe como me apoiar e me consolar. Com ele, os momentos mais dolorosos e perturbadores são superados. Nunca vou agradecer a Cristo o suficiente por me indicar o caminho que eu agora sigo".

Sim, Marcel conheceu a cruz. Na França primeiro. Então – arrancado do carinho de sua família e de uma namorada que ele amou terna e castamente - na Alemanha, onde ele reconstituiu o JOC com alguns amigos, muitos dos quais morreram para serem testemunhas do Senhor Jesus. Perseguido pela Gestapo, Marcel foi até o fim. Como o Senhor, ele amou seu próximo ao extremo e sua vida se tornou uma Eucaristia.

Alcançou a alegria eterna de Deus, testemunhando como a fé cristã não separa a terra do céu. O céu se prepara na terra no amor e na justiça. Quando alguém ama, já é um "abençoado". O coronel Tiboldo, que viu morrer milhares de prisioneiros, ajudou-o no início do dia 19 de março de 1945; testemunha com insistência e emoção: Marcel tinha a aparência de um santo.
A mensagem viva de Marcel Callo nos afeta a todos. Aos Jovens Trabalhadores Cristãos mostra o extraordinário esplendor daqueles que se permitem ser habitados por Cristo e dedicar-se à libertação total de seus irmãos.

Papa João Paulo II – Homilia de Beatificação – 04 de outubro de 1987

Condenado com apenas uma acusação: é "muito católico". 

Por esse motivo, do campo de trabalhos forçados o mandaram para o famoso campo de extermínio de Mathausen, onde morreu em 19 de março de 1945, destruído pelo assédio e maus tratos, trabalho massacrante e a angústia de não ter notícias de sua família. Então, Marcello Callo, figura luminosa e esplêndida de um jovem leigo comprometido, que ilumina o número de mártires do nazismo e que foi o primeiro escoteiro no mundo a ser beatificado.

Nascido em Rennes (França) em 1921, em uma família onde Cristo reinava na casa, o segundo de uma família de nove irmãos. Aos 13 anos, ele já é um aprendiz em uma loja de impressão, mas espiritualmente já fazia uma longa jornada: primeiro como um acólito, como escoteiro, até 1935 e a partir daquela data no JOC, o movimento de ação católica entre os jovens da classe trabalhadora. É acima de tudo o escoteiro que marca indelevelmente a sua formação cristã e, é apenas por obediência ao assistente eclesiástico, que o quer engajado no meio dos jovens trabalhadores. 

Apelidado de “Jesus Cristo” por seus companheiros de trabalho, que o boicotaram e por muito tempo o excluíam, ele pode conquistar sua estima pela seriedade e pela aplicação com que trabalhava e pela defesa da dignidade do trabalho de todos os colegas. Aproveite essa lacuna criando, nesse clima anticlerical, oportunidades para ajudar aqueles que necessitam, contornando os desentendimentos entre os trabalhadores, defendendo seus empregos, incentivando-os ao bem. 

Para a mãe que lhe pergunta se ele não sente a inclinação para o sacerdócio como seu irmão mais velho, ele responde com franqueza: "Não me sinto chamado ao sacerdócio. Eu acho que faço mais coisas boas ao permanecer no mundo". E ele também testifica, conhecendo uma boa garota de quem fica noivo.

Com o armistício de 1940 e a ocupação nazista da França, Marcel é inscrito no serviço de trabalho obrigatório. Na Alemanha, enquanto há quem foge daquela quase deportação e escolhe a Resistência, Marcel decide sair: "Eu vou como missionário, para ajudar os outros a resistir."

Em 19 de março de 1943, quando ele cumprimenta sua família, e parte no trem que o leva para a Alemanha: com ele tem apenas, sua preciosa cruz da Promessa Escoteira e seu emblema de um jovem trabalhador católico. No solo alemão uma missão deve ser feita imediatamente: encontrar uma igreja para celebrar e traduzir em francês para seus compatriotas, animar as liturgias, comentar as leituras, mas também dirigir um coro, organizar uma equipe de futebol, reunir um grupo teatral, coordenar visitas aos doentes e distribuir os medicamentos. Essa atividade intensa não pode passar despercebida e os nazistas o prendem junto com outros 11 amigos em 19 de abril de 1944, acusados ​​de serem "muito católicos". 

Em 7 de outubro, eles os enviaram para o campo de extermínio, e Marcel foi designado para o tristemente famoso campo de Mathausen. Tratados com brutalidade, subnutridos, forçados a trabalhos cansativos tornados impossíveis pelo frio e a umidade, os prisioneiros dos campos são afetados pela gangrena, diarreia, úlceras, tuberculose e começam a morrer como moscas. Mesmo Marcel, que também poderia ter evitado tudo isso, se ele tivesse provado não ser "muito católico". 

"Cristo é um amigo que não te deixa por um momento e que pode te apoiar, com Ele, você aguenta tudo...", ele escreveu e Jesus realmente se tornou um amigo precioso na desolação do campo de concentração. Tanto que Marcel não perde sua bússola, ele não falha em sua Promessa, ele não perde a fé. Quando, no dia 19 de março de 1945, tiraram-no da latrina em que entrou e levaram-no para a enfermaria, encontraram um sorriso no rosto que impressionou aqueles que o ajudaram. 

Para ajudá-lo, em momentos extremos, um único prisioneiro, não crente, que acaba se convertendo após a guerra, e no processo de beatificação de Marcel declarará textualmente: "Se eu, não-crente, vi milhares de prisioneiros morrerem, e era atingido pelo olhar de Marcel, é porque havia algo extraordinário sobre ele: para mim era uma revelação: seu olhar expressava uma profunda convicção que levava à felicidade. Era um ato de fé e esperança para uma vida melhor. Eu nunca vi em nenhum moribundo (e já vi milhares deles), um olhar como o dele: pela primeira vez diante de um deportado, vi uma marca que não era apenas o desespero".

Um comentário: