quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

28 de fevereiro - Beato Timóteo (Stanislaw Antoni)


Precisamente hoje estamos a celebrar a vitória daqueles que, no nosso tempo, deram a vida por Cristo, deram a vida temporal para a possuir pelos séculos na sua glória. Trata-se de uma vitória particular, porque é compartilhada pelos representantes do clero e dos leigos, jovens e idosos, pessoas de várias classes e posições. (...) Há sacerdotes diocesanos e religiosos, que morreram porque não quiseram abandonar o seu ministério, e aqueles que morreram servindo os companheiros de prisão, doentes de tifo; há pessoas que foram torturadas até à morte pela defesa dos judeus.

No grupo dos Beatos existem irmãos religiosos e irmãs, que perseveraram no serviço da caridade e na oferta dos seus tormentos pelo próximo. Entre estes Beatos mártires contam-se também leigos. (...) Hoje estes Beatos mártires são inscritos na história da santidade do Povo de Deus, peregrinante em terra polaca há mais de mil anos.

Papa João Paulo II - Homilia de Beatificação – 13 de junho de 1999

Stanislaw Antoni nasceu 29 julho 1908, na aldeia de Sadlowo, na diocese de Plock, na Polônia.Sua família era muito pobre o que o levou a trabalhar desde muito jovem. Em 5 de Março de 1930 ele entrou no convento dos Frades Menores Conventuais de Niepokalanow.

Em janeiro de 1931 começou o seu noviciado com o nome de Tymoteusz. Toda a vida religiosa foi realizada em Niepokalanow, trabalhando no departamento de expedição da revista "Cavaleiros da Imaculada", no entreposto de fornecimento e na enfermaria, onde se dedicou aos doentes.

Em 3 de Maio de 1937 comunicou ao seu superior a sua vontade de ir em uma missão "em qualquer lugar, qualquer hora, para fazer a vontade de Deus." Irmão disciplinado e fiel à sua vocação, tinha uma grande confiança por parte de seu famoso pai espiritual Maximiliano Kolbe.

Com o início da II Guerra Mundial em 1939, ele optou por permanecer em Niepokalanow, onde, em 14 de Outubro de 1941 ele foi preso pela Gestapo com seis irmãos, incluindo Frei Bonifácio, e encarcerados na prisão de Varsóvia.

Na prisão ele foi capaz de dedicar muito tempo à oração, dando coragem a outros e oferecendo-se para os trabalhos mais pesados. 
Em 8 de Janeiro de 1942 ele foi novamente deportado com Frei Bonifácio para o campo de concentração de Oswiecim com o número 25431.

Foi originalmente destinado ao transporte de materiais de construção e, em seguida, de escavação e transporte de cascalho. Sempre suportou com grande coragem, a fome, o frio e o trabalho árduo.

Acometido de pneumonia, morreu em 28 de fevereiro de 1942. Foi proclamado Beato pelo Papa João Paulo II em 13 de Junho de 1999 em Varsóvia, no grupo de 108 mártires polacos do nazismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário