terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

27 de fevereiro - Beato Mark Barkworth


Mark Barkworth nasceu em 1572 em Searby, Lincolnshire. Ele estudou por um período em Oxford, embora não haja notícias de sua permanência lá. Ele foi recebido na Igreja Católica em Douai em 1593 por um jesuíta flamengo, o padre George, e entrou no colégio local, onde os candidatos para o sacerdócio inglês estavam estudando para retornar como missionários para sua terra natal.

Por causa de uma epidemia de peste, foi enviado para Roma em 1596 e de lá para o Real Colégio de Sant'Albano em Valladolid, na Espanha, onde entrou em 28 de dezembro de 1596. Dizem que, enquanto viajava, teve uma visão de São Bento de Nurcia, que profetizou que morreria mártir com o hábito beneditino.

Ordenado sacerdote no Colégio antes de julho de 1599, ele voltou como missionário na Inglaterra, juntamente com o padre Thomas Garnet. Ao longo do caminho, ele ficou no mosteiro beneditino de Hyrache em Navarra, onde seu desejo de se juntar à Ordem foi realizado: ele se tornou um Oblato Beneditino, obtendo o privilégio de emitir sua profissão no momento da morte.

Fugindo dos huguenotes, ele foi preso enquanto ele estava chegando a sua cidade natal e jogado na prisão de Newgate, onde permaneceu por seis meses; de lá, ele foi transferido para a prisão de Bridewell. Nesse lugar, ele escreveu um apelo a Robert Cecil, assinando-se "George Barkworth".

Durante os interrogatórios, ele se comportou de maneira corajosa e feliz. Sentenciado com um veredito formal, ele foi preso no chamado "Limbo" de Newgate, que é a prisão subterrânea. Mesmo lá, ele permaneceu alegre, até o momento da execução. Na prisão, encontrou o jesuíta Roger Filcock, que tinha sido seu colega de classe em Valladolid.

Sua execução foi agendada para 27 de fevereiro de 1601 em Londres, na infame Tyburn. Ao longo do caminho, Barkworth entoou em latim o Salmo do dia da Páscoa: "Este é o dia que o Senhor fez: alegre-mo-nos e exultemos"; o padre Filcock o seguiu na música.

Quando ele chegou à forca, incentivou o jesuíta para ter a coragem de Anne Line, uma penitente dele, que havia sido martirizada por ter recebido numerosos sacerdotes em abrigos especiais. Então, voltando-se para a multidão, ele disse: "Vim aqui para morrer como católico, sacerdote e religioso, pertencente à Ordem de São Bento. Foi por essa mesma ordem que a Inglaterra foi convertida ". 

Nosso beato usava o hábito beneditino, sob o qual ele tinha um silício em forma de camisa.
Quando seu corpo foi desmembrado e esquartejado, observou-se que seus joelhos, como os de São Tiago Menor, estavam endurecidos por frequentes orações ajoelhado. Um noviço presente na multidão, pegando as pernas em suas mãos após esquartejamento, gritou: "Qual de vocês pregadores pode mostrar um joelho similar?" Ao contrário do uso habitual, os restos dos sacerdotes não foram expostos, mas enterrados perto da forca; mais tarde, alguns católicos os levaram.

Em 8 de dezembro de 1929, o decreto sobre o martírio do padre Mark Barkworth e de outros cento e cinco mártires ingleses foi promulgado, seguido da beatificação, uma semana depois, pelo papa Pio XI, em 15 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário