domingo, 7 de janeiro de 2018

07 de janeiro - Epifania do Senhor

Há poucos dias celebramos a festa em que o Senhor nasceu dos judeus; hoje celebramos aquela em que foi adorado pelos pagãos. Naquele dia adoraram-n'O os pastores, hoje os Magos; àqueles anunciaram-m'O os Anjos, a estes uma estrela. Mas uns e outros o aprenderam do Céu, quando viram na terra o Rei dos Céus, para que fosse realidade o que canta: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade.

Os Magos vieram do Oriente para adorar o parto da Virgem. Celebramos este dia hoje, com a solenidade devida e fazendo sermão. Este dia brilhou para eles pela primeira vez, ao passo que, para nós, volta anualmente nesta solenidade.
Santo Agostinho de Hipona - século V

“Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigênito”

“Ao ver a estrela, os magos sentiram uma grande alegria” (Mt 2,10). Também nós acolhemos essa grande alegria nos nossos corações, a mesma alegria que os anjos anunciam aos pastores. Adoremos com os magos, demos glória com os pastores, cantemos com os anjos: «Nasceu-nos um Salvador, que é o Messias Senhor; o Senhor Deus apareceu-nos». […]

Esta festa é comum a toda a criação: as estrelas correm no céu, os magos chegam de países pagãos, a Terra recebe-a numa gruta. Não há nada que não contribua para esta festa, nada que não chegue lá com as mãos cheias. Façamos nascer em nós um canto de alegria […]; festejemos a salvação do mundo, o dia do nascimento da humanidade. Hoje foi abolida a condenação que afligia Adão. Que nunca mais se diga: «Tu és pó e em pó te hás de tornar» (Gn 3,19) mas: «Unido Àquele que desceu do Céu serás exaltado no Céu». […]

«Nasceu-nos um menino, um filho nos foi dado, eterno é o seu poderio» (Is 9,5). Que abismo de bondade e de amor pelos homens! Une-te pois àqueles que, na alegria, recebem o seu Senhor que desce do Céu e adoram o Grande Deus neste Menino. O poder de Deus manifesta-se neste corpo como a luz através das janelas, e resplandece aos olhos dos que têm um coração puro (Mt 5,8). Com eles, poderemos então, «de rosto descoberto, contemplar, como num espelho, a glória do Senhor, e sermos nós próprios transfigurados de glória em glória» (2Cor 3,18), pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo e pelo seu amor pelos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário