sábado, 30 de dezembro de 2017

30 de dezembro - Beato João Maria Boccardo

O Padre João Maria Boccardo foi um homem de profunda espiritualidade e, simultaneamente, apóstolo dinâmico, promotor da vida religiosa e do laicado, sempre atento a discernir os sinais dos tempos. Na escuta orante da palavra de Deus, maturou uma fé vivíssima e profunda. Escrevia: «Sim, meu Deus, aquilo que Tu queres, também eu o quero». 

E que dizer do seu incansável zelo pelos mais pobres? Soube inclinar-se sobre toda a miséria humana com o espírito de São Caetano de Thiene, espírito que transmitiu à Congregação feminina por ele fundada para a assistência aos idosos, aos que sofrem e para a educação da juventude. Tornou sua a máxima evangélica: «em primeiro lugar buscai o Reino de Deus e a sua justiça» (Mt 6, 33). 

Como o Santo Cura de Ars, do qual era devoto, indicou aos seus paroquianos, com a palavra e sobretudo com o exemplo, a estrada do Céu. No dia da sua chegada como Pároco a Pancalieri, falou da seguinte maneira aos fiéis:Venho entre vós, queridos, para viver como um de vós, vosso pai, irmão e amigo, e para dividir convosco as alegrias e os sofrimentos da vida... Venho entre vós como servo de todos e cada um poderá dispor de mim, e considerar-me-ei sempre afortunado e feliz por vos poder servir, não procurando outra coisa que não seja fazer o bem a todos».

Proclamava-se sempre filho devoto de Nossa Senhora e recorria a ela com constante confiança. A quem lhe perguntava: «É muito difícil merecer o Paraíso?”», respondia: «Sê devoto a Maria, que é a sua "Porta", e entrarás nele». O seu exemplo ainda está vivo na memória do povo, que a partir de hoje o pode invocar como intercessor no Céu. 

Papa João Paulo II – Homilia de Beatificação – 24 de maio de 1998

Em 1848, no dia 20 de Novembro nasce o pequeno João Maria Boccardo, em Testona, na Itália.
Família pobre com 8 irmãos mas muito religiosa, sentiu o chamado, entra no seminário e é ordenado sacerdote em 3 de Junho de 1871. Trabalha no seminário como assistente e depois como reitor por vários anos.

No dia 10 de Setembro de 1882 aos 34 anos de idade, recebe a proposta de assumir uma paróquia, no momento sem pastor. Cidade pequena, 3000 habitantes: Pancalieri.
Em junho de 1884 os seus paroquianos são atingidos por uma epidemia: A cólera. As providências sanitárias são tomadas. Padre João Maria Boccardo e o grupo das Filhas de Maria redobram sua dedicação. Ninguém fica sem os sacramentos. E a epidemia desapareceu, tudo volta a normalidade. Mas o Pároco continua afligido por que tem muitas famílias enlutadas, dizimadas, atingidas pela miséria.

Ele sente que a paróquia precisa continuar fazendo alguma coisa com campo da caridade. Ele fixou sua atenção nos pobres, enfermos e idosos que se faziam presentes em maior numero.
Aluga uma velha tecelagem em péssimo estado, que tinha sido utilizado para criação de coelhos. Fazem-se alguns reparos mais urgentes e com o mínimo necessário se inaugura a casa com os três primeiros hospedes no dia 6 de Novembro de 1884.

As pessoas assistidas aumentaram, e o grupo das moças da Pia União, Filhas de Maria, grupo voluntario, voltavam na suas casas pela tarde.
O Padre sentiu que a boa vontade dessas moças não era suficiente. Pensou então que era necessário pessoas que antes de todo se consagrassem a Deus para depois se consagrarem ao serviço do próximo.
Padre João rezou, rezou, pediu conselhos a seus colegas sacerdotes, como Dom Bosco. De todos eles recebeu apoio e, encorajado para levar à frente o seu plano, iniciou o projeto de Deus e veio a luz a congregação.

Começou com três jovens entre as quais Carlota Fontana, que se tornou Irmã Maria Caetana, primeira superiora geral da Congregação.
A congregação foi crescendo, de todas localidades pediam o serviço das Irmãs, vivenciando o Amor de Deus, ao próximo, e entre si, no clima de pobreza e simplicidade evangélicas.


Depois de três meses de doença Padre João faleceu no dia 30 de Dezembro de 1913. No seu testamento deixou a congregação aos cuidados de seu irmão, também Sacerdote, o Padre Luis Boccardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário