sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

29 de dezembro - São Davi, Rei e Profeta

O Rei Davi marcou a História, não só por ter matado Golias, vencido muitas guerras, e sofrido terríveis perseguições de Saul e de seu próprio filho, Absalão. Como uma estrela fulgurante, ele brilha - e brilhará até o fim do mundo - pelos Salmos de sua autoria. Em todas as Santas Missas e na Liturgia das Horas, os Salmos são rezados.

Além de grande rei, Davi foi profeta. Em seus admiráveis Salmos, ele descreve, com aproximadamente mil anos de antecedência, o Messias esperado. Entre outras profecias, ele previu que Jesus Cristo:
- nasceria da tribo de Judá (cf. Sl 78, 68);
- incutirá pavor nos seus inimigos (cf. Sl 2, 5); E, quanto à Paixão, Davi profetizou que o Redentor:
- seria traído por um "que comia do meu pão" (Sl 41, 10), isto é, Judas Iscariotes;
- sofreria terrores mortais, ou seja, a Agonia do Horto das Oliveiras (cf. Sl 55, 5);
- seria zombado pelos seus algozes (cf. Sl 22, 8);
- suas mãos e seus pés seriam transpassados (cf. Sl 22, 17);
- seria desnudado e sobre sua túnica lançariam sorte (cf. Sl 22, 19);
- no alto da Cruz, sofreria ardente sede e Lhe dariam vinagre para beber (cf. Sl 69, 22);
- e daria o brado: "Meu Deus, meu Deus, por que Me abandonaste?" (Sl 22, 2); Até mesmo a Ressurreição de Cristo ele profetizou (cf. Sl 16, 9-10).

Davi não somente profetizou o Messias, mas foi sua prefigura: "Como o Salvador, ele nasce em Belém; ele é predestinado, escolhido, consagrado para ser rei e libertador. Ele acalma os furores de Saul: Jesus aniquilará todo o ódio dos demônios. Davi, armado de uma funda, vence Golias; com sua Cruz, o Salvador dominará satanás."

Perseguido, Davi venceu todos seus inimigos. "Assim Nosso Senhor terminou por triunfar, e enquanto que seu ancestral não recebeu homenagem senão de seus súditos, Ele, vencedor da morte, recolhe as adorações do mundo inteiro."

No meio de suas guerras e vitórias, Davi deu sempre o primeiro lugar à Religião e ao culto a Deus. Proporcionou mais pompa às cerimônias religiosas. Dotado de dons musicais, ele fez da poesia e da música a alma do serviço divino. Quatro mil levitas, divididos por ele em classes e coros diferentes, cantavam as orações nacionais, e, sobretudo os Salmos compostos por ele mesmo. Outros acompanhavam esses cantos com a harpa.

Davi queria construir um suntuoso Templo para abrigar a Arca da Aliança, e ser lugar onde se oferecesse sacrifícios em honra do Altíssimo. Entretanto, o próprio Deus, através do Profeta Natã, disse a Davi que a construção do Templo seria realizada não por ele, mas por seu filho Salomão.

Homem cheio de Fé, Davi fez tudo quanto lhe era possível para que Salomão logo o construísse. Acumulou "3.000 toneladas de ouro, umas 30.000 toneladas de prata" (I Cr 22, 14), muito bronze, e "toda espécie de pedras preciosas e grande quantidade de mármore" (I Cr 29, 2).

Ele elaborou, com detalhes, o projeto do Templo: o pórtico, os edifícios, os pátios, os candelabros, o altar de incenso, "o carro dos querubins de ouro, que com as asas estendidas cobrem a Arca da Aliança do Senhor" (I Cr 28, 18).
E pouco antes de morrer entregou tudo a Salomão, dizendo-lhe: "Avante, mãos à obra, e o Senhor esteja contigo!" (I Cr 22, 16).

A Igreja coloca-o no catálogo dos santos, e sua festa é comemorada em 29 de dezembro.


São Davi, rogai pela Igreja e para que todos os fiéis tenham o ardente amor de Deus, a fortaleza e a humildade de que fosseis exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário