sábado, 9 de dezembro de 2017

09 de dezembro - Santa Leocádia de Toledo

Santa Leocádia nasceu em fins do século III, na cidade de Toledo, Espanha. Filha de pais cristãos, era uma jovem de elevada virtude,.
Quando Daciano veio a Toledo com o título de Governador da Espanha em nome dos Imperadores Romanos Diocleciano e Maximiano, tinha como missão, mandar matar todos os cristãos.

Leocádia destacava-se pela virtude e pela beleza e Daciano convocou-a  para que comparecesse ao tribunal. Quando ela chegou, ele lhe disse: «Fui informado sobre a nobreza do teu nascimento, sobre o mérito dos teus antepassados e sobre as belas qualidades da tua pessoa. Estou a ver que és superior ao que me disseram. Irei dar conhecimento aos Imperadores deste tesouro que está escondido em Toledo. Em breve terás entrada na corte, onde serás querida e tratada de acordo com os teus méritos. Não vou dar crédito à calúnia que lançaram contra ti, porque reparo que tens entendimento e prudência para não te deixares levar por essa seita que está a ser proibida em todo o Império Romano»

Leocádia ouviu o discurso, de olhos baixos. No final, respondeu firmemente ao Magistrado: «Estou reconhecida pelo conceito que fazeis de mim e da minha família. Permiti, porém, que vos confesse a imensa dor que me causa o vosso preconceito contra a religião cristã. Só a despreza quem não a conhece. Porque tenho entendimento é que eu reconheço ser esta a única religião verdadeira. Os deuses do Império são fictícios. Foi com Cristo que eu aprendi que a verdadeira nobreza está no servir. Jamais reconhecerei outro Deus, e porei toda a minha glória em ser cristã» .

A Assembleia reconheceu as razões apresentadas e o próprio Daciano admirou a intrepidez da donzela. Mas sentindo que seria vergonhoso ceder às razões de uma rapariga cristã, mudou a admiração em furor e vociferou: «Anda aqui, vil escrava, indigna da família em que nasceste!»

E dirigindo-se aos verdugos, continuou: «Já que esta cadela quer ir atrás de um Galileu que morreu na cruz, tratai-a como uma escrava e matai-a com açoites»

Foi cumprida a ordem, mas deixaram que se mantivesse viva. Preferiram encerrá-la num escuro calabouço, para lhes fazer ainda maiores sofrimentos. Vendo que os cristãos choravam por vê-la em tão lastimoso estado, disse-lhes: «Bem podeis ter inveja de mim e dar graças a Deus pela graça de me fazer padecer pelo meu Divino Esposo Jesus Cristo».

 Morreu no dia 9 de Dezembro do ano 303.

A «aparição» de Santa Leocádia a Santo Ildefonso, Bispo de Toledo do ano 657 a 667:

Estava em oração Santo Ildefonso, Arcebispo de Toledo, junto ao sepulcro de Santa Leocádia, na presença do Rei Recesvindo e de toda a sua corte. Então, Santa Leocádia levantou-se do sepulcro coberta com um grande véu e disse ao Santo Ildefonso: «Feliz de ti, Ildefonso, por teres uma devoção tão terna a Maria Santíssima. E por teres defendido com tanto valor a sua glória e prerrogativas insignes contra os seus inimigos, te asseguro que tudo deves esperar de seu poder e bondade».

Santo Ildefonso cortou o véu com uma faca do Rei. Essa relíquia permanece atualmente no sacrário da igreja de Toledo.


Em Toledo existem 3 igrejas com o nome da Santa Leocádia: uma no local onde nasceu; outra no local onde esteve presa e outra no local onde foi enterrada. A maior parte dos Concílios de Toledo foram realizados nesta última igreja, o que prova a grande veneração que sempre houve por esta santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário