sexta-feira, 22 de setembro de 2017

22 de setembro - Beata Josefa da Purificação (Agostiniana)

A perseguição religiosa que a Igreja sofreu na Espanha, em 1936, produziu um grande número de mártires.

Entre eles, refulge a bem-aventurada Josefa da Purificação que juntamente com sua mãe e irmãs foi martirizada.

A bem-aventurada Josefa da Purificação nasceu em Algemesí (Valencia, Espanha), em 1887, professou no mosteiro das agostinianas descalças de Benigánim (Valência),  e, juntamente com sua mãe Teresa Ferragut  e suas irmãs capuchinhas Maria Jesus, Maria Verônica e Maria Felicidade, obteve a palma do martírio em Alcira (Valência), aos 25 de outubro de 1936.

Fiel à sua consagração religiosa entregou a vida em testemunho da fé, unindo assim as coroas do martírio e da virgindade.

No dia 25 de Outubro a Igreja faz memória das Beatas Mártires Maria Teresa Ferragud Roig e suas Quatro Filhas (Espanha, 1936), sendo uma delas a própria Josefa da Purificação, todas martirizadas.

Elas todas, juntamente com centenas de outros fiéis, foram vítimas do ódio à fé católica impetrado pelos "revolucionários" da famigerada Guerra Civil Espanhola, em 1936.

A Beata Maria Teresa, mãe de família, católica fervorosa, soube implantar em sua casa uma profunda vivência da fé. Lá se ia à missa diariamente, além da reza cotidiana do santo rosário, bem como a visita frequente ao Santíssimo Sacramento.

Os frutos dessa religião? Quatro filhas que se consagraram ao Senhor na vida religiosa: Maria de Jesus, Maria Verônica e Maria Felicidade (que se tornaram monjas clarissas capuchinhas) bem como Josefa da Purificação, que se tornou monja agostiniana.

Em 1936, quando ocorreu a violenta perseguição à Igreja, todas foram chamadas a testemunhar sua fé pelo martírio.

À semelhança da mãe e irmãos Macabeus, a Beata Maria Teresa assistiu as suas filhas sendo fuziladas uma a uma, com o brado de "Viva Cristo Rei" nos lábios, enquanto a mesma as encorajava a aceitar com amor a morte e a perdoar os seus inimigos. 

Quando chegou a sua vez de ser fuzilada, um de seus assassinos disse: "mulher velha (já tinha 84 anos), não tens medo de morrer"? Ao que ela respondeu: "desejo ardentemente ir para onde minhas filhas já estão: junto ao Senhor".

Quando tombou ao chão, um de seus verdugos disse: "Esta mulher era realmente uma santa".

Que as Beatas rezem pelas famílias, especialmente as do nosso país, tão assoladas pelo pecado e por tantos vícios.

Oração

Ó Deus, que hoje nos alegrais com a comemoração anual da Bem-aventurada Josefa da Purificação, vossa virgem e mártir, concedei propício o auxílio de seus méritos aos que somos iluminados por seus exemplos de castidade e fortaleza. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário