sábado, 17 de junho de 2017

17 de junho - São Raniero de Pisa


Raniero de Pisa nascido em uma família rica de Pisa era filho de um comerciante e armador. Quando jovem, apesar dos esforços dos pais para lhe dar uma educação rigorosa, passou sua juventude em nome de entretenimento e diversão. Mas aos dezenove anos, sua vida mudou, viajando como um menestrel, era músico, tocador de lira, ele conheceu Alberto, um nobre corso que tinha renunciado ao mundo e entrado no mosteiro de San Vito de Pisa, dedicando-se à caridade. 

Raniero ficou impressionado começou a repensar suas atitudes,e começou a mudar sua vida. Chorava copiosamente seus pecados e pedia perdão, acabando por ficar cego. Obteve de Deus a graça da cura.

Convertido num modelo de vida cristã,  trabalhou no comércio, com seu pai, por um tempo para obter dinheiro para pagar a passagem para a Terra Santa, onde ele queria fazer uma peregrinação. Logo, porém, aos 23 anos, decidiu doar sua fortuna para os pobres e viver na pobreza.

Ele foi para a Terra Santa e viveu como um eremita, implorando esmolas, alimentando-se apenas duas vezes por semana e visitando os lugares santos. Em 1153 retornou a Pisa, e entrou no mosteiro de Santo André, em seguida, em San Vito. 

Levou fama como pregador, sendo tomado como uma pessoa santa. Ele realizou milagres e exorcismos. Morreu em 1160 com fama de santidade e foi sepultado na catedral de Pisa, cidade da qual é Padroeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário