quinta-feira, 25 de maio de 2017

25 de maio - Santa Madalena Sofia Barat

Santa Madalena Sofia Barat nasceu no dia 12 de dezembro de 1779, em Joigny de Borgonha, nasceu prematura devido a um incêndio assustador que arrasou a casa vizinha àquela em que moravam seus pais. Se um incêndio marcou seu nascimento, o fogo da fé presente em sua alma contagiou muitas outras durante toda a sua existência, que abrangeu o período da sangrenta e anticristã Revolução Francesa.
Sua mãe quase perdeu a vida e Madalena, devido ao risco de morte que corria, foi batizada no mesmo dia, tendo como padrinho o irmão Luís, de doze anos, profundamente ligado aos ensinamentos cristãos.
Desde criança teve paixão por aprender, por isso, se entregou ao estudo do latim, de grego, de história, de física e matemática. Também se formou intensamente no domínio de suas emoções e da vontade. Madalena Sofia era miúda, baixa para sua idade e era obrigada a subir em um tamborete para que a visse o pároco quando lhe ensinava o catecismo. Todavia, embora fosse fraca fisicamente, tinha uma força interior marcante desde a infância. Tímida, suas primeiras reações eram impulsivas. Ela teve sempre réplicas prontas e palavras mordazes; gostava das diversões, dos passeios pelas colinas. Era dócil com os que a rodeavam e demonstrava seu afeto com gestos espontâneos.
A Santa foi chamada pelo Padre Varín, da Companhia de Jesus, para que o ajudasse com seu plano de restabelecer a educação das escolas católicas, as quais haviam sido suprimidas a causa da Revolução Francesa. O Padre Varín expôs também à Santa, o projeto de fundar uma congregação de educadoras inspiradas pela devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Santa Madalena aceitou humildemente ajudar em tal missão, cheia de desconfiança em suas forças; "Aceitei tudo, sem compreender nem prever nada", disse.
A Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que tinha por objetivo o ensino gratuito de meninas pobres, foi fundada em 21 de novembro de 1800. Junto com outras companheiras Madalena vestiu o hábito da congregação na capela da Rua Touraine, diante do quadro da Virgem Santíssima., e embora fosse a mais jovem, tinha apenas 23 anos, foi nomeada superiora. A Santa partiu para Amiens para ensinar em uma escola que foi o primeiro convento da congregação.
Fundou quase 105 casas: muitas delas na França, Roma, Inglaterra, Áustria e Suíça.
Quando não estava ainda estabelecida a clausura, Santa Madalena Sofia ia à sua aldeia natal de Joigny e tomava como companheira uma das religiosas mais aristocráticas, a fim de esta ficar a conhecer a pobreza da casa em que nascera.
Um grande senhor encontrou-a um dia com a vassoura na mão. 
Que faz, Madre Geral? 
- Senhor Duque, o que teria feito durante toda a vida se tivesse ficado no lugar que me toca.
“A Madre Barat é a revelação da humildade”, dizia um Bispo.
Cheia de amor pela juventude, a Santa buscava fundar em todos os lugares possíveis, uma escola para meninas pobres e uma pensão. Como não podia visitar tantas fundações, se mantinha em contato através da inumerável quantidade de cartas que escrevia. Ela se encarregava também da administração da casa mãe e de atender as visitas que chegavam para pedir-lhe conselho. Em uma das suas cartas escreveu: "O trabalho excessivo é um perigo para as almas imperfeitas; mas as perfeitas obtêm por este meio uma rica colheita".
Em dezembro de 1826, o Papa Leão XII aprovou oficialmente a Sociedade do Sagrado Coração. Em 1864, aos 85 anos de idade, a Santa pede ao congresso geral que se lhe permita renunciar ao seu cargo, mas a assembleia só permitiu que fosse nomeada uma vigária que lhe ajudasse no trabalho. No dia 21 de maio de 1865, a Santa sofre de um ataque que a deixa paralítica e quatro dias mais tarde, na festa da Assunção, morre.

Vários milagres e muitas conversões aconteceram logo depois de seu falecimento, conforme os registros que regeram sua canonização, que ocorreu em 24 de maio de 1925, decretada pelo Papa Pio XI. Santa Madalena Sofia Barat é festejada nos cinco continentes no dia de seu falecimento. A congregação atua em quarenta e quatro países, inclusive no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário