sexta-feira, 19 de maio de 2017

19 de maio - Beatos Clemente de Ósimo e Agostinho de Tarano (Agostinianos)

Ambos foram líderes da Ordem Agostiniana: Clemente era conhecido pelo seu espírito de caridade, seu amor pela simplicidade e pelo modo próprio de ser agostiniano; e Agostinho era conhecido pela sua humildade, seu zelo pela observância da vida religiosa e seu amor à contemplação. Ambos ocuparam o cargo de Prior Geral da Ordem quando esta estava em seu início. Obra conjunta dos dois beatos foi a revisão das Constituições da Ordem. Tal feito os tornou célebres na história da Ordem. Seu culto foi confirmado por Clemente XIII: o do beato Clemente em 1759 e o do beato Agostinho em 1761.

Clemente de Ósimo foi contemporâneo de São Nicolau de Tolentino e os dois tinham em comum a caridade para com os pobres e necessitados.  

Provavelmente, Clemente de Ósimo pertenceu à Congregação dos Eremitas de Bretino, um dos grupos que se juntaram à Ordem na Grande União de 1256. Ele nasceu em Ósimo. Foi Provincial da Província de Marca de Ancona e Prior Geral por duas vezes:
Primeiro de 1271 a 1274 e na segunda vez de 1284 a 1291.

Foi no domingo de Pentecostes de 1271 que ele foi eleito o terceiro Prior Geral da Ordem Agostiniana. Durante seu termo como Geral ele visitou muitas casas da Ordem, não somente na Itália mas também na França. Ele também participou do Segundo Concílio de Lion em 1274.
Renunciou ao cargo de Geral em 1274 para levar uma vida mais calma. No entanto, em 1284 ele foi eleito novamente Prior Geral, desta vez por unanimidade. Ele permaneceu no cargo até morrer.

Foi durante o Capítulo de 1284 que frei Clemente assumiu a responsabilidade de presidir a revisão das Constituições dos Agostinianos e suas leis. Para essa tarefa ele contou com a assistência do frei Agostinho de Tarano. Desde então o nome dos dois estão associados.
O esforço combinado dos dois resultou nas Constituições de Ratisbona - como é conhecida - que guiou a Ordem em sua legislação até o Concílio de Trento.
Ele distinguiu-se também pela caridade fraterna, espírito de pobreza e mansidão. Ele amava ajudar os pobres.

Além disso, o frei Clemente foi um grande promotor dos estudos na Ordem e incentivou o espírito de unidade e universalidade também entre os novos membros da Comunidade.
Encorajava os freis a estudarem para se aprimorarem academicamente. Ele mesmo fundou cinco escolas para facilitar tal empreitada, apoiando também a construção de bibliotecas. Outra coisa que ele fez foi promover a fundação de casas agostinianas para mulheres.

Frei Clemente morreu no dia 8 de abril de 1291. A fama de sua santidade e o extraordinário número de pessoas que foram demonstrar sua admiração fez com que o Papa Nicolau IV ordenasse o atraso de algumas semanas para o seu enterro.
Por muito tempo seus restos mortais permaneceram na igreja de Santo Agostinho em Roma. No dia 4 de maio de 1970 eles foram solenemente transportados para a Cúria Geral da Ordem de Santo Agostinho. E lá permanece até hoje.

Agostinho de Tarano, cujo nome de batismo é Mateus Novello, nasceu em Tarano e estudou Direito na universidade de Bolonha e adquiriu o doutorado em lei civil e canônica (leis da Igreja).
Ele fazia parte da corte do rei Manfredo da Sicília mas resolveu entrar para a vida religiosa durante uma batalha na qual seu rei perdeu a vida.

Frei Agostinho distinguiu-se pela humildade, pelo zelo, pela observância religiosa e pelo amor à contemplação no retiro da vida comunitária.
Ele ingressou na Ordem como irmão não clérigo - sua intenção não era ser sacerdote -  escondendo sua cultura e posição social por humildade. Foi quando ele mudou de nome e escolheu um nome bem agostiniano.

Foi o amor à justiça e à comunidade que frustrou seus planos de manter em segredo seu status anterior ao ingresso na Ordem. Quando ele foi defender a Ordem numa disputa judicial por propriedade, um colega advogado o reconheceu e assim sua fama foi descoberta.

Quando Clemente de Ózimo, já como Prior Geral, soube das qualidades de frei Agostinho, fez com que ele se ordenasse sacerdote e o escolheu para trabalhar na revisão das Constituições da Ordem em Roma. Além disso, ele foi nomeado penitenciário da corte pontifícia, a Cúria Romana.

Em 1298 ele foi eleito Prior Geral, contra sua vontade. Renunciou em 1300 e retirou-se ao convento de São Leonardo, perto de Siena, para se tornar um eremita.
Ele passou o resto de sua vida vivendo no mosteiro, mas não afastado de seu amor pelo trabalho em favor do reino de Deus.

Frei Agostinho de Tarano ajudou os habitantes do local e das regiões vizinhas. Ele teve um papel importante na fundação do hospital de Siena e foi o responsável pela composição de uma série de orientações para a comunidade do hospital.
Ele morreu em Siena no dia 19 de maio de 1309 ou 1310. Seus restos mortais ficaram por um longo tempo na Igreja de Santo Agostinho, em Siena. Mais tarde eles foram transladados para onde agora estão preservados, em Termini Imerese na Sicília.

Oração
Enviai, Senhor, o espírito de amor que animou os beatos Clemente de Ósimo e Agostinho de Tarano na revisão das leis e no governo da Ordem Agostiniana para que, com seu exemplo, cumpramos vossos mandamentos, não por temor do castigo, mas por amor à justiça..
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário