domingo, 7 de maio de 2017

07 de maio - Beata Maria de São José Alvarado (Agostiniana)

A Bem-aventurada Maria Alvarado San Jose Cardozo descobriu desde muito jovem o amor pela Eucaristia, na qual ela encontrou o carisma distintivo da sua espiritualidade. Ela passou longas horas de dia e de noite, diante do tabernáculo. Ao longo de sua vida, fez com as próprias mãos milhares de partículas para serem consagradas, dando gratuitamente aos sacerdotes. Este exemplo ainda é seguido por suas filhas, que as oferecem para a santa missa.
Seu imenso amor por Cristo na Eucaristia levou-a a render-se ao serviço dos mais necessitados em quem ela via  Jesus sofredor. Para isso, fundou em Maracay a Congregação das Agostinianas Recoletas do Coração de Jesus, dedicadas ao cuidado de idosos e crianças órfãs e abandonadas. Caridade, virtude em que mais Madre Maria de São José distinguiu, a fazia repetir continuamente às suas filhas: "o excluídos por todos são os nossos; quem ninguém quer receber, esses são os nossos." Sua piedade sólida, radicada na Eucaristia e na oração, foi enriquecida por uma terna devoção à Virgem Maria, cujo nome leva e a quem imitava dizendo: "Quero viver e morrer cantando o 'Magnificat'."
O testemunho desta mulher simples do nosso tempo convida a todos e, especialmente, os amados filhos e filhas da Venezuela, a viver o Evangelho com fidelidade.

Papa João Paulo II – Homilia de beatificação – 07 de maio de 1995

Primogênita de quatro irmãos, Madre Maria de São José (Laura Alvarado Cardozo), venezuelana, nasceu no pitoresco povoado de Choroní, estado Aragua, 25 de abril de 1875.
Laura desejava consagrar-se a Deus em um convento de clausura. As circunstâncias impediram. Solicitou, então, permissão de seu confessor e, no dia 8 de dezembro de 1892, à idade de 17 anos, fez o voto de perpétua virgindade. Este dia ela o celebraria ao longo de sua vida, assim como 13 de outubro, dia em que foi batizada, com uma jornada de retiro espiritual. Desde então não teve outro ideal senão o da santidade: «Quero ser santa, mas santa de verdade». «Jesus meu, o ideal que persigo és tu e só tu».

Seu caráter espiritual fica evidente em situações difíceis, como por ocasião do falecimento de seu pai. Antes de ele morrer Laura roga a Deus lhe conceda a graça de que seu pai receba a Extrema Unção e contraia matrimônio com sua mãe. O Sr. Clemente aceita receber estes sacramentos.
Em resposta à graça concedida por Deus, Laura prometeu guardar jejum perpetuo, o qual durou dez anos, até que o Padre Vicente López a dispensou disto.

A chegada a Maracay em 1892 do pároco Vicente López Aveledo foi providencial. Na cidade se havia desencadeado uma terrível epidemia que semeou o luto e a desolação nas famílias. O pároco convidou à jovem Laura para colaborar no pequeno hospital que acabava de abrir para atender às vítimas da epidemia: a resposta de Laura foi entusiasta. Transferiu-se para o hospital onde passou a viver e se entregou totalmente ao serviço dos enfermos. Seu trabalho foi tão eficaz que lhe foi confiada a direção. Nela era a animadora do grupo de jovens voluntárias conhecidas como as «Samaritanas».

Dia 22 de janeiro de 1902, Laura ratifica seu voto de virgindade e no dia 13 de setembro do ano seguinte pronuncia os votos perpétuos de pobreza, obediência e castidade. Na profissão mudou seu nome pelo de Maria de São José.
Em 1905 fundou em Maracay a primeira casa para órfãs. A ela seguiram outras fundações a um ritmo acelerado.

Madre Maria, que dedicou sua existência ao cuidado dos anciãos e dos meninos desamparados nos quais via a figura de Cristo, nos deixou uma mensagem de perene atualidade: dar acolhida aos mais pobres, aos mais fracos, aos marginalizados, com o mesmo amor com que ela os acolhia.
Morreu em Maracay, no dia 2 de abril de 1967,

Em 1982, aconteceu a cura da Irmã Teresa Silva, inválida devido a uma doença penosa, cuja cura a Madre havia profetizado anos antes. Este milagre, obtido pela Madre foi aprovado por decreto papal.
Em 1994, o seu corpo incorrupto foi transladado para um sarcófago de cristal para veneração de suas filhas espirituais e dos fieis.


"Oh! adorável Hóstia, divina Eucaristia, amor de meus amores, alívio de minhas penas, esperança de minha salvação, sede tenho meu Deus de morrer em teu amor".



Oração
Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, que concedeste à Bem-aventurada Maria de São José, virgem, a graça de vos servir humildemente nos órfãos e nos idosos pobres, dai-nos, por sua intercessão e exemplo, que, reconhecendo Cristo em nossos irmãos mais necessitados, possamos servi-los com amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário