sábado, 29 de abril de 2017

29 de abril - Santa Catarina de Sena

Canonizada em 1461 por Pio II, Caterina di Iacopo di Benincasa, que não tinha aprendido a ler nem a escrever, foi em 4 de outubro de 1970, solenemente proclamada doutora da Igreja por Paulo VI.

Catarina era a vigésima terceira de uma família de vinte e cinco irmãos.  Nasceu em 25 de março de 1347, em Sena, na Itália.  Seu pai Iacopo,era um homem piedoso e caridoso…Lapa, era excelente mãe. Amava os filhos com fervor e ternura: a perfeita mamma popular, à italiana. Na velhice, a exemplo da filha Catarina, tornou-se terciária dominicana.

Quando Catarina tinha seis anos, voltava com o irmão Stefano da casa da irmã mais velha, Bonaventura. As duas crianças subiam a ladeira, a Valle Piata, erguendo os olhos para o cimo da Igreja de São Domingos, dos irmãos pregadores, a menina de repente viu diante de si “suspenso no ar, um trono de grande beleza, ornado com uma magnificência majestosa. Nesse trono, como um imperador ornamentado à maneira pontifical, tiara na cabeça, estava sentado o Senhor Jesus Cristo, Salvador do mundo. Perto dele estava Pedro, o príncipe dos apóstolos, Paulo e o santo evangelista João.”
Diante dessa visão, a menina ficou como que grudada ao solo, olhar fixo, olhando amorosamente seu Salvador e Senhor, que para mostrar seu amor assim se mostrava. Com os olhos fixados na menina, olhos cheios de majestade, e com um sorriso doce, ele ergueu a mão direita e, fazendo o sinal da cruz, como fazem os prelados, concedeu-lhes o dom de sua benção eterna.

Tomada de um zelo ainda infantil, ela saiu pela porta de Sant’ Ansano, refugiou-se em uma gruta e pôs-se a rezar com fervor; ei-la a erguer-se “lentamente no ar, até a altura máxima permitida pela gruta”, para assim permanecer até cerca de três horas da tarde.

Catarina tinha então sete anos (1354). Seu espírito amadurecera. Já nesta altura, quando tomava uma decisão, nada detinha sua vontade. Sua vocação se afirmava. Para não mais recuar, precisava engajar-se para sempre. Certo dia, em um lugar retirado, ela se ajoelhou, instalou um longo silêncio no coração e, em seguida, em voz alta, dirigindo-se à Virgem Maria, pronunciou as seguintes palavras:
“Bem-aventurada e Santa Virgem, vós que sois a primeira entre todas as mulheres, que consagrastes perpetuamente vossa Virgindade ao Senhor, por graça de quem vos tornastes a Mãe de seu único Filho, suplico vossa incomparável clemência que, sem olhar meus méritos nem minha indignidade, dignai-vos conceder-me a imensa graça de me dar por Esposo Aquele que desejo com todas as forças da minha alma, vosso Santíssimo Filho, o único Senhor, Jesus Cristo. Eu vos prometo, a ele e a vós, jamais escolher nenhum outro esposo e tudo fazer para conservar intacta minha pureza.”

Depois deste voto, tudo passou a indicar o progresso feito por Catarina na via da santidade, a fim de preservar a pureza de seu corpo e de seu espírito. Seu pendor para a mortificação acentuou-se a tal ponto que atingiu proporções inquietantes: a recusa em comer carne (disfarçadamente ela repassava os pedaços a seu irmão Stefano, ou jogava-se para os gatos); as flagelações, sozinha ou com as amiguinhas; o interesse intenso pela severidade da ascese dos santos famosos. 

Catarina guardava, porém, em segredo o voto de consagrar sua vida a Deus. Tinha então treze anos.
A morte de sua irmã Bonaventura fez redobrar o empenho da família Benincasa em encontrar um marido para Catarina. Catarina recusava categoricamente esse destino que, aos olhos das pessoas ao redor, se impunha sem discussão a uma jovem que caminhava para seus quinze anos.
O furor dos Benincasa ultrapassou os limites. Reprovação, imprecações, insultos grosseiros, sarcasmos, ameaças, insultos de todo tipo…. Assim, maltratada pelos seus, feita de empregada, alvo constante de sarcasmos, Catarina, no frescor de sua imaginação, teve uma ideia preciosa que a ajudou a suportar suas desgraças.

Transformada em serviçal para todo tipo de tarefas, pôs-se na cabeça que seu pai representava Jesus Cristo em pessoa, que sua mãe era a própria Maria, a gloriosa Mãe de Deus, e que as demais pessoas de casa eram apóstolos e discípulos do Senhor. Desse modo, ao servir a mesa, ela se imaginava servindo ao seu Divino Esposo, enquanto, ao cozinhar, ocupava-se dos santos mistérios. Com isso ela fazia reinar a alegria a si mesma e ao redor.


Um sonho lhe mostrou o caminho que se abria diante dela. São Domingos de Gusmão apareceu-lhe em pessoa durante o sono. Tendo à mão um lírio de brancura radiante e, dobrado sob o braço o hábito das Irmãs Dominicanas da Penitencia, bastante numerosas então em Sena, ele lhe disse: “não deves temer nenhum obstáculo, pois, segundo teu desejo, eu te asseguro que vestiras este habito.”
Diante de toda a família reunida, Catarina revelou seu voto de virgindade e proclamou sua decisão irrevogável de se entregar a Deus. Serva junto aos seus, até o fim de seus dias, ou jogada à rua, se assim o quisessem, o Esposo “tão rico e poderoso” que ela escolhera nunca a abandonaria.

Lapa estava horrorizada e desesperada com isso. Suspirava, arranhava o rosto, arrancava os cabelos. “Minha pobre filha”, gritava ela, “eu te vejo morta, vais acabar te matando, não há a menor dúvida! Pobre de mim! Quem roubou minha filha?! Que fiz para merecer tamanha desgraça?.

Aos quinze anos, Catarina ingressou na Ordem Terceira de São Domingos. Durante as orações contemplativas, envolvia-se em êxtase, de tal forma que só esse fato possibilitou que convertesse centenas de almas durante a juventude. Já adulta e atuante, começou por ditar cartas ao povo, orientando suas atitudes, convocando para a caridade, o entendimento e a paz. Foi então que enfrentou a primeira dificuldade que muitos achariam impossível de ser vencida: o cisma católico.

Dois papas disputavam o trono de Pedro, dividindo a Igreja e fazendo sofrer a população católica em todo o mundo. Ela viajou por toda a Itália e outros países, ditou cartas a reis, príncipes e governantes católicos, cardeais e bispos, e conseguiu que o papa legítimo, Urbano VI, retomasse sua posição e voltasse para Roma. Fazia setenta anos que o papado estava em Avignon e não em Roma, e a Cúria sofria influências francesas.



Outra dificuldade, intransponível para muitos, que enfrentou serenamente e com firmeza, foi a peste, que matou pelo menos um terço da população européia. Ela tanto lutou pelos doentes, tantos curou com as próprias mãos e orações, que converteu mais algumas centenas de pagãos. Suas atitudes não deixaram de causar perplexidade em seus contemporâneos. Estava à frente, muitos séculos, dos padrões de sua época, quando a participação da mulher na Igreja era quase nula ou inexistente.

Em 1º de abril, um domingo de Ramos, ela assistiu à missa celebrada por frei na Capela de Santa Cristina. Depois da comunhão, entrou em êxtase. Seu corpo prostrado levantou-se aos poucos, pôs-se de joelhos, os braços se abriram em cruz, o rosto se iluminou. Permaneceu assim por muito tempo, retesada, de olhos fechados; em seguida, de repente caiu como que ferida de morte, antes de recuperar logo depois as forças. “Então”, prosseguiu frei Raimundo, ela me chamou e me disse em voz baixa: Saiba, padre, que pela misericórdia do Senhor, levo no corpo esses estigmas. Vi o Senhor pregado na cruz vir até mim em meio a uma grande luz. O arrebatamento da minha alma, desejosa de ir ao Criador foi tamanho que meu corpo foi obrigado a subir. Daí essas cicatrizes de suas santas chagas; vi descer na minha direção cinco raios de sangue, dirigidos para minhas mãos, meus pés e meu coração.

Catarina de Sena morreu no dia 29 de abril de 1380, após sofrer um derrame aos trinta e três anos de idade. Depois de acusar de suas faltas, Catarina recebeu a absolvição pela segunda vez em nome da indulgência que lhe concedera o papa Urbano VI. Em seguida, rezou ardentemente, olhos detidos no crucifixo, fazendo as últimas recomendações a seus discípulos. Teve ainda forças para abençoar os que se encontravam ao redor, assim como amigos que estavam ausentes. Em meio a suas últimas palavras retornou à imagem que lhe era muito cara: o sangue, símbolo da graça do Cristo.
Barduccio Canigiani assim relatou seus últimos instantes: “Assim ela chegava ao fim tão desejado, sempre rezando.
E dizia: “Senhor, tu me chamas para que eu vá a ti, e eu vou; por certo não por causa dos meus méritos, mas graças somente a tua misericórdia. É ela que te peço em nome do sangue dulcíssimo de teu Filho." E clamou várias vezes: “O sangue, o sangue”. Em seguida, falando com grande doçura: “Pai, em tuas mãos coloco minha alma e meu espírito… Era domingo, anterior à Ascensão, 29 de abril de 1380, por volta de meio-dia.”
Sua cabeça está em Sena, onde se mantém sua casa, e seu corpo está em Roma, na Igreja de Santa Maria Sopra Minerva. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário