domingo, 23 de abril de 2017

23 de abril - Beata Helena de Údine (Agostiniana)

Adolescente de boas qualidades e edificante espírito religioso, quando adulta intensificou seu espírito de penitência, de humildade e de devoção à Paixão do Senhor. O amor à Eucaristia e o espírito de serviço ao próximo marcaram sua vida.

A Beata Agostiniana Recoleta Helena nasceu em Údine (Itália) por volta do ano 1396 da família Valentini. Ela casou-se muito jovem com Antônio Cavalcanti e juntos tiveram 6 filhos: três homens e três mulheres.

Em setembro de 1441 seu marido, desempenhando um trabalho para a sua cidade em Veneza, contraiu uma enfermidade e veio a falecer. Tal circunstância a conduziu para uma vida de maior entrega ao serviço do Senhor.

Helena ingressou na Ordem como agostiniana secular e se dedicou às obras de misericórdia, tanto com suas atividades quanto com seus bens. Dedicava-se intensamente à oração, sobretudo na igreja agostiniana de Santa Luzia, sua preferida.
Helena dedicava, também, longo tempo à leitura, o que fazia antes e depois das orações. O Evangelho era sua leitura preferida, a sua delícia espiritual. Na Palavra de Deus Helena orava e meditava. 

Ela amava de coração a Ordem e professava uma obediência exemplar ao Padre Provincial e aos demais superiores.
Seu amor pela Eucaristia, pela Paixão de Cristo e pelos mais necessitados era o fundamento e a dedicação de sua vida.

Helena suportou pacientemente uma dolorosa enfermidade nos últimos três anos de sua vida. Ela partiu para a morada eterna no dia 23 de abril de 1458. Seus restos mortais se conservam na catedral de Údine. Pio IX confirmou seu culto em 1848.


Oração

Ó Pai, que concedestes à Beata Helena a graça de reconhecer e venerar o Cristo nos pobres e nos que sofrem neste mundo, ouvi suas orações por nós, para que sirvamos humildemente a nossos irmãos necessitados com amor incansável. Por nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário