sábado, 25 de fevereiro de 2017

25 de fevereiro - Beato Domingos Lentini

“Esteja sobre nós a bondade do Senhor, nosso Deus”. A consciência profunda da bondade do Senhor animava o Beato Domingos Lentini, o qual na sua pregação itinerante não se cansava de propor o apelo à conversão e ao retorno a Deus. Por este motivo, a sua atividade apostólica era acompanhada pelo assíduo ministério do confessionário. Bem sabeis, com efeito, que na celebração do sacramento da Penitência o sacerdote se torna dispensador da misericórdia divina e testemunha da nova vida que nasce, graças ao arrependimento do penitente e ao perdão do Senhor.
Sacerdote, de coração indiviso, soube conjugar a fidelidade a Deus com a fidelidade ao homem. Com ardente caridade dirigiu-se em particular aos jovens, que educava para serem firmes na fé, e aos pobres, aos quais oferecia tudo aquilo de que dispunha, com uma absoluta confiança na divina Providência. A total dedicação ao ministério fez dele, segundo a expressão do meu venerado Predecessor, Papa Pio XI, «um sacerdote rico só do seu sacerdócio».

Papa João Paulo II – Homilia de Beatificação – 12 de outubro de 1997

Domingos Lentini  nasceu em Lauria, Província de Potenza (Itália), Diocese de Tursi-Lagonegro, a 20 de Novembro de 1770, numa família humilde e piedosa. Aos quatorze anos seguiu a vocação ao sacerdócio e progrediu na vida espiritual e na formação cultural, em primeiro lugar na paróquia natal e, depois, no Seminário de Policastro.

Em 1794 foi ordenado Sacerdote, tendo exercido o ministério sempre na paróquia de Lauria, dedicando-se especialmente à confissão dos fiéis, à pregação do Evangelho, sempre obediente ao Bispo e não querendo assumir cargos honoríficos. Foi ministro da Cruz, amou a Cruz, vivendo-a à luz da Ressurreição, seguindo a Cristo no caminho da contínua pobreza e dura penitência. Teve uma grande devoção à Virgem das Dores, cujo culto foi por ele enormemente difundido.

Foi ministro da caridade, interessando-se pelos mais pobres e praticando profunda severidade para consigo mesmo e sentido de partilha com todos.
Dotado de muitos carismas e talentos, manifestou-se como sacerdote de vasta cultura, dedicando-se heroicamente à Igreja e ao seu povo, em períodos de graves situações sociopolíticas, semeando serenidade e paz.

A 25 de Fevereiro de 1828, com fama de santidade, após uma agonia em completo abandono místico, o Servo de Deus foi chamado a receber a recompensa do seu Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário