domingo, 12 de fevereiro de 2017

12 de fevereiro - Beata Ombelina


“Associados no serviço do Amor”, assim Bernardo e Ombelina se identificavam. Irmãos com o mesmo propósito: fazer grandes coisas para Deus. Bernardo previu que ela seria santa: “porque conservou o bom humor. Sendo capaz de rir de si mesma. O inferno jamais foi capaz de produzir bom humor.”

Beata Ombelina, irmã do grande São Bernardo de Claraval, é conhecida em particular pelas relações que tinha com o famoso irmão, invariavelmente contada em todas as "vidas" de Bernardo.
A ligação entre eles, estreita e carinhosa, foi evidenciado pela dor de Bernardo na morte de seu irmão o Beato Gerard que partilhou com Ombelina. Um ano mais novo seu irmão, assemelhava-se em termos de beleza física, mas provavelmente também por seu caráter resoluto.

Enquanto seus pais e irmãos se consagram a Deus na vida religiosa, Ombelia casa-se com Guido de Marcy, da casa nobre de Lorraine e leva uma vida mundana.
Passado algum tempo, ela teve a oportunidade de visitar Bernardo em Claraval, ostentando com suas roupas, a posição social nobre à qual ela pertencia e a vida mundana que levava. 

Bernardo se recusou a recebê-la e provoca nela o choque decisivo para sua conversão:
Para fazer as pazes em suas vidas, ela deveria despojar-se de todo o luxo.

Ombelina em seguida, começou a chorar, mas ainda teve forças para responder: "Eu posso ser uma pecadora, mas é para aqueles como eu que Cristo morreu, e é porque que eu sou uma pecadora que eu preciso da ajuda de homens piedosos."

Depois de alguns anos, talvez consciente da repreensão de seu irmão, Ombelina pediu e obteve permissão do marido para se recolher no mosteiro de Jully-les-Nonnains, próximo de Troyes, onde eventualmente se tornou abadessa. Com inúmeras mortificações decidiu apagar os anos de vaidade e luxo.
O mosteiro tornou-se pequeno para as novas vocações e assim ela fundou um novo mosteiro em Crisenon (Parish Prégilbert).

Um dia uma das irmãs perguntou a Ombelina:
- A senhora gosta muito de Bernardo, não é mesmo, Madre?
- Sem dúvida, Bernardo é a metade do meu coração. É meu irmão predileto. Foi meu companheiro e meu amigo toda a minha vida. Somos associados no serviço do Amor, onde lutamos e damos a Deus tudo quanto espera de nós. Por que a pergunta?
- Porque gosto de santos humanos. Ouvi tantos dizerem que deveríamos odiar pai, mãe, irmãos...
- Essa gente não sabe o que diz e é incapaz de compreender a Bíblia. Deus refere-se a um amor de preferência. Significa que devo estar disposta inclusive a odiar Bernardo antes de abandonar minha vocação; não outra coisa. Nosso Deus é um Deus de amor. Quer que amemos todos os nossos semelhantes. Só os que não conhecem a Cristo poderiam interpretar ao pé da letra essas palavras.

Ela morreu em 1135, na presença de seus três irmãos: Bernardo, que a segurou em seus braços, Andréa e Nivardo.

Último diálogo com Bernardo:
- Você sabe que está morrendo, Ombelina?
- Sei. E você precisa saber que sou feliz. Oh! Sim, muito feliz, e tudo porque segui seus conselhos!
- Eu também sou feliz, Ombelina. Estou muito orgulhoso de que você tenha sido mina associada no serviço do Amor. Para você foi um serviço duro, muito duro. A oração e a penitência não tornam mais fácil a vida de um nobre. Mas agora, menina querida...
- Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor (e nos braços de Bernardo expirou)
Seu culto como beata recebeu a confirmação oficial, em 1703, e sua comemoração, previamente agendada para 21 de agosto, é fixada pelo novo Martyrologium Romanum a 12 de Fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário