sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

São João Câncio

Considerado um dos santos mais representativos e queridos da Polônia, São João Câncio é chamado, pelo povo, de a "glória da nação polonesa" e o "pai da pátria". Lecionou em sua principal universidade até morrer. A grande preocupação de seu magistério era transmitir aos alunos os conhecimentos "não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus".

João Câncio nasceu na cidade de Dant, Polônia, no ano 1397. Sendo ainda muito jovem se ordenou sacerdote e foi nomeado professor da Universidade da Cracóvia. Mas a inveja de alguns de seus companheiros terminou por conseguir que o nomeassem pároco de um povoado longínquo.

Tempo depois recuperou o posto de professor na Universidade do Cracóvia e durante muitos anos deu aulas sobre as Sagradas Escrituras ou explicação da Santa Bíblia. Sua fama chegou a ser extremamente grande.

Nas discussões repetia o que dizia São Agostinho: "Combatemos o pecado mas amamos o pecador. Atacamos o engano, mas não queremos violência contra ninguém, a violência sempre faz mal, em troca a paciência e a bondade abrem as portas dos corações".
Quando pregava sobre o pecado chorava ao recordar a ingratidão dos pecadores para Deus, e as pessoas ao vê-lo chorar se comoviam e mudavam de conduta.

A seus alunos repetia estes conselhos: "Cuidem-se de ofender, que depois é difícil fazer esquecer a ofensa. Evitem murmurar, porque depois resulta muito difícil devolver a fama que se tirou".
Foram centenas os sacerdotes formados espiritualmente por ele, e a gente o chegou a chamar de  "glória da nação polonesa" e o "pai da pátria" por suas muitas obras de caridade com os mais necessitados.
João era um homem sério, humilde e generoso para com os pobres,
(varias vezes foi visto dando suas vestes para um pobre), dormia pouco , não comia carne e jejuava com frequência.

Numa dessas incontáveis viagens, foi assaltado. Os bandidos exigiram que João Câncio lhes desse tudo que tinha, depois perguntaram ainda se não estava escondendo mais nada. Ele afirmou que não.
Depois que os ladrões partiram, ele se lembrou de que ainda tinha algumas moedas no forro do manto. Achou-as, correu atrás dos bandidos, deu-lhes as moedas e ainda pediu desculpa pelo esquecimento.

João Câncio adotou para si o lema "Mais para o alto!", procurando dar à sua vida sempre o sentido para Deus.

Anos depois, ao perceber a proximidade da morte, distribuiu os poucos bens que possuía aos pobres, falecendo às vésperas do Natal em 23 de dezembro de 1473. 
Foi canonizado em 1767 e canonizado por Clemente II em 1767.

ORAÇÃO

Senhor, pelos méritos de São João Câncio,
eu vos peço o mais precioso dos dons, o da caridade.
Fazei-me amável, tolerante, solícito,
gentil e que todas as minhas atividades sejam baseadas
no amor que Cristo nos ensinou.
Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário