domingo, 31 de julho de 2016

Santo Inácio de Loyola


O nosso brasão, dos jesuítas, é um monograma, o acrônimo de "Iesus Hominum Salvator" (IHS). Cada um de vocês poderá me dizer: 'Sabemos disso muito bem!'. Mas esse brasão nos lembra continuamente uma realidade que nunca devemos esquecer: a centralidade de Cristo para cada um de nós e para a Companhia inteira, que Santo Inácio quis chamar justamente "de Jesus", para indicar o ponto de referência.


Além disso, também no início dos Exercícios Espirituais, ele nos coloca diante de nosso Senhor Jesus Cristo, do nosso Criador e Salvador. E isso leva a nós, jesuítas, e a toda a Companhia a sermos "descentrados", a ter diante de nós o "Cristo sempre maior", o "Deus semper maior", o "intimior intimo meo", que nos leva continuamente para fora de nós mesmos, leva-nos a uma certa kenosis, a "sair do próprio amor, vontade e interesse”.

Papa Francisco – Homilia 31 de julho de 2013 no dia da Memória de Santo Inácio de Loyola
 

Santo Inácio de Loyola nasceu em 1491, na casa torre dos senhores de Loyola, no norte da Espanha. Era o décimo terceiro filho do casal e entrou aos l9 anos como pajem na corte do Rei Fernando V. Dotado de temperamento ardente e belicoso, a carreira das armas o seduziu. Em uma batalha, durante o cerco de Pamplona foi gravemente ferido na perna. Durante longa convalescença, por falta de livros de cavalaria, que o apaixonavam, deram-lhe para ler a Vida de Jesus Cristo e a Vida dos Santos. Tal leitura foi para ele uma revelação. Compreendeu que a Igreja também possuía sua milícia, a qual, sob ordens do representante de Cristo, luta para defender na Terra os interesses sagrados do Deus dos exércitos.

Saindo de casa, na abadia de Montserrat, Inácio depõe a sua espada aos pés da Santíssima Virgem e sua alma generosa, outrora seduzida pela glória do mundo, não mais aspira senão pela maior glória do grande Rei que doravante servirá.

Na noite da Anunciação, a 25 de Março, depois da confissão de suas faltas, fez a vigília de armas e pela Mãe de Jesus é armado cavaleiro de Cristo e da Igreja militante, sua esposa.
Vivendo por um tempo em contemplação e estudos em uma caverna, ele iniciou a escrita do seu famoso trabalho chamado "Exercícios Espirituais". 

Ele deixou Manresa em 1523 e foi para Roma e de lá para Jerusalém onde ele converteu muçulmanos locais. Os franciscanos o convenceram a voltar para Barcelona onde ele ficou 11 anos estudando em Alcalá, Salamanda e Paris. Em março de 1534 ele recebeu o seu grau de mestrado.
Durante este tempo Inácio reuniu um grupo de seguidores que fortaleceu a sua busca espiritual. Em 15 de agosto de 1534 na capela beneditina do Monastério de Paris eles tomaram os votos de pobreza,castidade e obediência e uma especial esperança de expedições missionárias na Terra Santa. Este momento foi o nascimento da Sociedade de Jesus. Eles foram a Itália e receberam a ordenação em 1537, mas ficou logo claro que a peregrinação a Terra Santa seria impossível. Assim eles se apresentaram ao Santo Padre e ofereceram os seus serviços. O Papa Paulo III (1534-1549) imediatamente reconheceu o potencial deles e deu sua aprovação verbal para a Ordem em 1539. A aprovação formal veio em 1540 através da Bula Papal "Regimini Militantis Ecclesiae". Inacio foi eleito o primeiro Provincial Geral da Ordem da Companhia de Jesus em 22 de abril de 1541.

O resto de sua vida ele se devotou a avançar a causa da Sociedade. Ele redigiu a Constituição da Ordem em 1550 e fundou o Colégio Romano (mais tarde chamado de Universidade Gregoriana)e iniciou o Colégio Germano em Roma para preparar padres para o esforço de recuperar a Alemanha perdida ao protestantismo. Inácio foi o responsável por criar uma ordem religiosa única e a mais significativa da historia da igreja. Os Jesuítas provaram ser uma corajosa e nova comunidade com uma devoção especial a Santa Sé, educados de forma brilhante e ampla, com especial atenção a teologia, a filosofia e a pregação missionária, eles se converteram nos melhores e mais preparados educadores e missionários da Igreja.

O lema que santo Inácio escolheu para sua milícia foram: Ad Maiorem Dei Gloriam — Para a Maior Gloria de Deus. Eis toda a sua santidade. E o fim da Criação, o fim da elevação do homem ao mundo sobrenatural, o fim dos preceitos do Evangelho em que almas generosas renunciam às coisas lícitas para se ocuparem mais livremente dos interesses de Deus e para lhe darem essa totalidade de glória acidental, cujo uso pelos homens, de coisas ilícitas, O havia privado. A 31 de julho de 1556 morre Santo Inácio, pronunciando o nome de Jesus. Sua Companhia, espalhada pelo mundo inteiro, contava então dez províncias e cem colégios.

O Jesuítas hoje tem 30.000 membros, 500 universidades e colégios, e ensinam a 200.000 estudantes a cada ano e o Papa Francisco pertence a esta ordem.


"O amor deve ser colocado mais nas obras do que nas palavras".

“A vitória mais bela que se pode alcançar é vencer a si mesmo.”



“Encontrar Deus em todas as coisas e ver que todas as coisas vem do alto”.


“Para aqueles que creem, nenhuma explicação é necessária; e para aqueles que não creem, nenhuma explicação é possível.”


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário