quinta-feira, 23 de junho de 2016

São José Cafasso


Não foi pároco, mas sim formador de párocos. Não fundou institutos religiosos, porque a sua "fundação" foi a escola de vida e de santidade sacerdotal, ilustrada com seu exemplo e ensinamento.

Sua missão era incutir a confiança na misericórdia e na bondade divina, ninguém estava mais convicto destes atributos do Salvador do que São José Cafasso; de maneira suave e segura, sabia infundir em todos esta certeza:

"Se ofendemos ao Senhor, não aumentemos desgosto sobre desgosto, duvidando do perdão; se injuriamos sua santidade e justiça, honremos ao menos sua misericórdia; e enquanto o mundo inteiro canta sua bondade, nosso coração seria o único que hesita em tributar-Lhe este louvor?"
José Cafasso nasceu em  Castelnuovo, no ano de 1811. Desde criança sentiu-se chamado ao sacerdócio. Era curvado, devido a um problema na coluna, tendo nascido em uma família abastada do povo, em sua humildade, foi o maior amigo e benfeitor de São João Bosco e, de muitos seminaristas pobres e um dos melhores formadores de sacerdotes do século XIX.

Quando São João Bosco estava ainda no seminário e não podia prosseguir seus estudos por falta de recursos, o Pe. Cafasso pagou-lhe meia bolsa e obteve dos dirigentes do seminário facilitar-lhe a outra metade, servindo o jovem seminarista como sacristão, remendão e barbeiro. 

Desde criança sobressaiu-se por sua grande inclinação à piedade e a compartilhar ajudas aos pobres.

No ano de 1827, sendo são José Cafasso seminarista encontrou-se pela primeira vez com João Bosco. Após ordenar-se como sacerdote, com a idade de 21 anos, o santo viajou a Turim, para aperfeiçoar seus estudos. Suas habilidades estudantis foram premiadas ao ser nomeado como professor da instituição acadêmica, e em seguida, como reitor durante doze anos.

São José Cafasso formou mais de cem sacerdotes em Turim, e entre suas alunos teve vários santos. Era professor de Teologia Moral em Turim. Foi mestre e diretor espiritual de São João Bosco.

Deu excelente formação moral ao Clero piemontês, de acordo com a boa escola de São Francisco de Sales e Santo Afonso de Ligório.
Em Turim, que era a capital do reino de Sabóia, os presídios estavam cheios de terríveis criminosos, abandonados por todos. Contudo, São José Cafasso decidiu evangelizar esse local, e com a infinita paciência e amabilidade foi ganhando os presos um a um, fazendo-os confessar-se e começar uma vida santa.

Além disso, o santo acompanhou até a forca a mais de 68 condenados à morte, e ainda aqueles que haviam sido terríveis criminosos, nenhum faleceu sem confessar-se e arrepender-se. A primeira qualidade que todos notavam neste santo era “o dom de conselho”, qualidade que o Espírito Santo lhe havia dado para saber aconselhar o que mais lhe convinha a cada um.

Outra grande qualidade que o fez muito popular foi sua calma e serenidade. Encurvado e pequeno de estatura, porém na face sempre uma sorriso amável. Sua voz sonora, e encantadora, e sua conversa irradiava uma alegria contagiosa.

Deixou em testamento os poucos bens que possuía a seus amigos São João Bosco e São José Benedito Cottolengo.

Foi canonizado pelo Papa Pio XII em 1947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário