quarta-feira, 8 de junho de 2016

Beato Estevão Sándor



“Estevão Sándor era um salesiano leigo, exemplar no serviço aos jovens, no oratório e na educação profissional. Quando o regime comunista fechou todas as obras católicas, - disse o Papa - ele enfrentou a perseguição com coragem, e foi morto aos 39 anos. Vamos nos unir à ação de graças da Família Salesiana e da Igreja húngara.”
Papa Francisco – Angelus 20 de outubro de 2013

Estevão Sándor nasceu em Szolnok, Hungria, no dia 26 de novembro de 1914, filho de Estevão e Maria Fekete, primeiro de três irmãos. O pai era funcionário nas Ferrovias do Estado. A mãe era dona-de-casa. Ambos passaram aos filhos uma religiosidade profunda. Estevão estudou em sua cidade, obtendo o diploma de técnico metalúrgico. Desde menino era muito estimado pelos colegas: era de fato alegre, sério, cortês. Gostava de estar com os amigos da vizinhança: era para eles um líder como o foi João Bosco entre os jovens de Chieri. Ajudava os irmãozinhos a estudar e a rezar, sendo ele o primeiro a dar exemplo. Recebeu com fervor a Crisma, empenhando-se por imitar o seu Santo Patrono, Estevão, e São Pedro.

Ajudava todos os dias na Santa Missa com os Padres Franciscanos, recebendo a Eucaristia diária. Lendo o ‘Boletim Salesiano’, conheceu Dom Bosco: sintonizou com ele e sentiu-se atraído pelo carisma salesiano. Tratou disso com seu diretor espiritual, manifestando-lhe o desejo de fazer-se salesiano. Falou disso também com os pais, que lhe negaram a licença e tentaram por todos os modos dissuadi-lo desse intento. Mas Estevão persistiu. E chegou a convencê-los: em 1936 foi aceito na Casa salesiana chamada ‘Clarisseum’, onde fez dois anos de aspirantado. Frequentou, na Gráfica Dom Bosco, os cursos de técnico-impressor. Iniciou o noviciado, que teve de interromper porque foi chamado às armas.

Em 1939 foi dispensado definitivamente do serviço militar e, terminado o ano de noviciado, fez a 1ª Profissão religiosa em 8 de setembro de 1940, como Salesiano Irmão. Destinado pela obediência ao ‘Clarisseum’, dedicou-se ativamente a ensinar nos cursos profissionais. Teve também o encargo de assistir no Oratório, o que fez com entusiasmo e competência. Promoveu a JOC – Juventude Operária Católica. O seu grupo foi reconhecido como o melhor do Movimento. Seguindo o exemplo de Dom Bosco, mostrou-se um educador modelo. Em 1942 foi chamado ao ‘front’, ganhando a Medalha de Prata ao valor militar. A trincheira foi para ele um oratório festivo, que animava salesianamente, alentando os seus colegas de leva.

Finda a Segunda Guerra mundial empenhou-se pela reconstrução material e moral da sociedade, dedicando-se especialmente aos jovens mais pobres, que reunia para ensinar-lhes um ofício. No dia 24 de julho de 1946 fez a Profissão Perpétua como Salesiano Irmão. Em 1948 obteve o título de Mestre de Impressão. No fim dos estudos os alunos de Estevão eram assumidos pelas melhores gráficas da Capital e do Estado.

O regime comunista iniciou as perseguições contra as escolas católicas, que tiveram de fechar. Estevão foi colhido pelo decreto enquanto imprimia na Gráfica: teve de fugir e esconder-se nas casas salesianas, trabalhando sob falso nome numa tipografia pública.
Em julho de 1952 foi preso no mesmo local de trabalho e nunca mais foi visto pelos Coirmãos Salesianos.
A causa de martírio iniciou em Budapeste, Hungria, no dia 24 de maio de 2006, e o Decreto em 27 de março de 2013.

“Se a perseguição religiosa cria um abismo entre os seres humanos, os mártires com o seu sacrifício constroem pontes de fraternidade, de perdão, de acolhida, (…) Ele relembra que a existência consagrada é um autêntico martírio branco, consumado dia após dia, na fidelidade ao Evangelho e ao carisma. Um gesto heroico não se improvisa”
Cardeal Amato – Homilia de beatificação 19 de outubro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário