sábado, 7 de maio de 2016

Santa Rosa Verini

Santa Rosa Venerini é outro exemplo de discípula fiel de Cristo, pronta a abandonar tudo para cumprir a vontade de Deus. Gostava de repetir: "estou presa a tal ponto na vontade divina, que não me importa nem morte, nem vida: desejo viver o que Ele quer, e desejo servi-lo em tudo o que lhe apraz, e nada mais". Deste seu abandono a Deus brotava a atividade clarividente que desempenhava com coragem a favor da elevação espiritual e da autêntica emancipação das jovens mulheres do seu tempo. Santa Rosa não se contentava em dar às jovens uma adequada instrução, mas preocupava-se em lhes garantir uma formação completa, com sólidas referências ao ensinamento doutrinal da Igreja. O seu mesmo estilo apostólico continua a caracterizar ainda hoje a vida da Congregação das Mestras Pias Venerini, por ela fundada. E como é atual e importante também para a sociedade de hoje o serviço que elas desempenham no campo da escola e sobretudo da formação da mulher!

Papa Bento XVI – Homilia de Canonização – 15 de outubro de 2006

Rosa nasceu em Viterbo, na Itália, no ano de 1656 de uma família muito religiosa e recebeu dos seus pais uma boa formação cristã e uma boa educação.
Desde quando era criança, fez o voto de se tornar monja, mas durante a sua juventude ficou profundamente impressionada com a pobreza e a ignorância das jovens do povo e assim começou a pensar que talvez fosse melhor realizar algo em prol delas, do que viver em um convento.
Começou a convidar a vir a casa as jovens e as mulheres do seu bairro, para rezarem juntas o rosário, dando-se logo conta que nenhuma delas sabia orar.

Começou a dirigir-lhes algumas perguntas do catecismo e todas elas ficaram emudecidas de surpresa. Rosa compreendeu que a mulher do seu tempo era escrava da ignorância e da pobreza, destinada aos trabalhos mais pesados, e que ninguém se preocupava com o seu bem-estar. Então, rezou muito para compreender a vontade de Deus e, com duas amigas, decidiu abrir uma escola para as crianças pobres. Corria então mês de agosto de 1685. A cada dia, pelas ruelas de Viterbo passava uma criança tocando um sino e chamando todas as jovens e crianças da cidade. As lições começavam com a oração, seguida da catequese, dos trabalhos manuais femininos e das lições para aprenderem a ler e a escrever bem. Em pouco tempo, a escola de Rosa mudou de fisionomia e ela recebeu pedidos para fundar outras escolas, pedidos estes formulados por bispos e cardeais. As professoras não eram religiosas, mas viviam como tais, sendo assim chamadas Mestras Pias, e em Roma até mesmo denominadas Mestras Santas.

No ano de 1713 Rosa abriu uma escola em Roma, e o Papa Clemente XI fez-lhe a honra de uma visita. O Papa ficou uma manhã inteira na escola, juntamente com oito cardeais, ouvindo a lição de catecismo e interrogando as alunas. No final, chamou Rosa e as suas companheiras, agradeceu-lhes o precioso trabalho, conferiu-lhes uma medalha de prata e disse-lhes: «Desejo que estas escolas se propaguem em todas as nossas cidades». Em pouco tempo, abriram-se escolas em todas as regiões.

Rosa sabia que a mulher é portadora de um projeto de amor, mas se o seu coração é escravo do medo, da ignorância e do pecado, este projeto nunca se pode tornar visível. É por isso que o seu carisma, hoje em dia, é enunciado com os seguintes termos: educar para libertar.

No dia 15 de outubro de 2006, Sua Santidade Bento XVI proclamou-a Santa. O milagre que a levou aos altares teve lugar em Ebolowa, nos Camarões: Serge, uma criança do leprosário de ‘Ngalan, foi curada milagrosamente por intercessão de Santa Rosa, a Santa que sempre amou os pequeninos, dedicando-lhes a sua vida e continuando a protegê-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário