quarta-feira, 18 de maio de 2016

Maria, Esposa de José - Mãe da Esperança


Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa. E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus.
(Mt 1,18-25)

A Sagrada Família de Jesus – José e Maria – é proposta à família humana de todos os tempos como modelo, pois essa foi constituída por Deus à luz da verdade da nova criação que Ele mesmo realizou nessa família.
É na harmonia do amor oblativo dos cônjuges que a família realiza a vontade dAquele que é no seu mistério inefável Família.
Hoje, mais do que nunca, temos necessidade de alguns pontos fortes de referência para a nossa realização como família e como indivíduos, e, neste sentido, nenhuma criatura o realizou de modo sublime como Maria de Nazaré.
Maria é modelo de esposa, é mulher de fé, obediente, simples e temente a Deus. Lemos em Provérbios: “A graça é falaz e a beleza é vã; a mulher inteligente é a que se deve louvar” (Pr 31,30). Este versículo é a conclusão de um belíssimo hino à perfeita mãe de casa, à esposa perfeita. De outro modo, como poderia uma mulher ser fiel ao próprio marido, zelosa pela própria casa, amante dos próprios filhos se não tivesse o temor de Deus e o amor a Deus?
Se não amamos Deus acima de todas as coisas, se não amamos os outros em Deus, de fato, vão é nosso esforço, porque o homem é frágil e inconsistente. Alguém poderia objetar o fato que entre Maria esposa e José esposo não houve um verdadeiro matrimônio porque este não foi consumado. A este propósito, Santo Agostinho adverte não ser possível que o evangelista, o qual chama José marido de Maria, “tenha negado que, entre Maria e José, não existisse um verdadeiro matrimônio por ela não ter gerado Jesus por meio dele, mas de modo virginal”. 
Por que Maria é modelo de esposa? Na Palavra de Deus, não encontramos como ela vivia sua vida ordinária em casa e com seu marido. Porém, como vivia de modo extraordinário as coisas simples do dia-a-dia e em tudo buscava fazer a vontade de Deus, torna-se claro, então, que sua profunda comunhão com ele se demonstrava em sua vida a partir de gestos concretos de amor com Jesus, com José seu esposo e com todos com os quais convivia.
Padre Carlos Vanderlei de Melo


Oração

Ave, ó cheia de graça, o Senhor está contigo,
tu és bendita, ó belíssima
e nobilíssima entre as mulheres,
ó toda santa, gloriosa e boa!
O Senhor está contigo, ó veneranda,
ó incomparável, ó gloriosa,
toda esplendor, digna de Deus, 
digna de toda a beatitude!

Bispo Teodoro - Séc V

Maria, esposa de José, rogai por nós!




Nenhum comentário:

Postar um comentário