terça-feira, 17 de maio de 2016

Maria, causa da nossa Alegria - Mãe dos últimos







"Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome.
E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.
Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes.
Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos.
Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia;
Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre."
 
(Lc 1,46-55)



 
Santo Agostinho diz:
“Eva chorou; Maria exultou! A mãe de nossa raça nos trouxe a tristeza: A Mãe de Deus, a alegria!”
E o bem-aventurado dominicano Henrique Suso costumava repetir:
“Com Maria, é tudo prazer e alegria; sem Maria, é tudo tristeza, é tudo dor.”
São Bernardo de Claraval:
“Todas as vezes que penso em Maria, sinto em meu coração uma alegria que excede a todas as alegrias terrestres e suaviza todas as dores.”
Eis por que, em tom profético, exclama a Igreja em sua liturgia mariana:
“A tua natividade, ó Maria, significa um gáudio imenso para o mundo inteiro!”


Oração
Ave, Senhora,rainha santa,
Santa Mãe de Deus, Maria,
Que és virgem feita Igreja e eleita
Do santíssimo Pai celeste,
Que te consagrou juntamente com Seu santíssimo Filho dileto
E com o Espírito Santo paráclito, tu em quem existiu,
E ainda existe, toda a plenitude de graça e de todo o bem!
Ave, seu palácio; ave, seu tabernáculo, ave, sua casa;
Ave, seu vestido; ave, sua serva, ave, sua mãe!

(São Francisco de Assis)

Maria, causa da nossa alegria, rogai por nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário