sexta-feira, 27 de maio de 2016

Maria, Bem-Aventurada porque acreditou - Mãe da Escuta

Maria, Bem-Aventurada porque acreditou - Mãe da Escuta

“Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: “Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!” Mas Jesus replicou: “Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!” (Lc 11, 27-28).

O Evangelho de São Lucas fala de uma mulher que, dirigindo-se a Jesus, disse: “Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os seios a que foste amamentado!”
Estas palavras constituíam um louvor para Maria, como mãe de Jesus segundo a carne. Mas, àquelas palavras de elogio proferidas por aquela mulher em relação à sua mãe, Jesus responde de um modo que nos surpreende: “Bem-aventurados antes os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

Será que Jesus quer distanciar-se de Maria, Sua mãe? Uma leitura superficial poderia dar tal impressão. Se, porém, fizermos uma leitura aprofundada deste trecho e ouvirmos estas palavras no contexto do Evangelho inteiro, entenderemos que estas palavras, longe de desacreditar Maria, nos orientam para a mais profunda Bem aventurança de Maria!
Não é, acaso, Maria a primeira dentre “aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”? 
E, portanto, não se referirão sobretudo a ela aquelas palavras de bênção pronunciadas por Jesus, em resposta às palavras da mulher anônima? Com efeito, com estas palavras, Jesus quis desviar a atenção da maternidade de Maria entendida só como um vínculo do sangue, para apontar aqueles vínculos misteriosos do espírito, que se formam entre Ele e aqueles que prestam ouvidos à Palavra de Deus e a põem em prática. ela, com efeito, “guardava” a palavra, meditava-a “no seu coração” (cf. Lc 1, 38-45; 2, 19. 51) e cumpria-a com toda a sua vida.
E, assim, Maria tornou-se não somente a Mãe de Jesus mas, em certo sentido, a sua primeira “discípula”.
Diz Santo Agostinho: “Para Maria foi mais importante ter sido discípula de Cristo do que ter sido a Mãe de Cristo!”

Nós não podemos imitar Maria na sua maternidade Divina, pois só Ela é a Mãe de Jesus segundo a carne, mas podemos imitá-la como discípula do Senhor que acolheu e viveu a Palavra de Deus. E, desta forma, a primeira e maior bem-aventurança de Maria de ter acolhido a Palavra de Deus e a posto em prática, se tornará também a nossa bem-aventurança.
Pe. Fidelis Stockl, ORC

Oração

Os anjos e os arcanjos são excelsos,
Mas quanto Tu os superas, ó Maria!
Os querubins sustentam o trono de Deus,
Tu, porém, seguras o próprio Deus em teus braços.
Os serafins vivem na presença de Deus,
Mas Tu assiste-lO ainda mais do que eles.
Os serafins cobrem o seu rosto com as asas,
Porque não podem olhar
Para a glória perfeita de Deus;
Tu, porém, não somente contemplas o Seu rosto,
Mas o acarinhas e Lhe sorris!
Santo Atanásio – Séc. IV

Maria, modelo de escuta, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário