sábado, 23 de janeiro de 2016

Santo Ildefonso de Toledo

Santo Ildefonso nasceu, numa família ilustre, no ano de 605 e morreu a 23 de Janeiro de 667. Sobrinho de Santo Eugenio, a quem sucedeu na Sé de Toledo, Santo Ildefonso escolheu a vida religiosa muito cedo, apesar da oposição do seu pai. Estudou no mosteiro de Agali, perto de Toledo, e depois em Sevilha, onde teve como mestre Santo Isidoro.

Quando era ainda um simples monge fundou um mosteiro de monjas em Deibiensi villula . Em 630 foi ordenado diácono por Heládio, abade de Agali, e posteriormente nomeado arcebispo de Toledo. Nomeado arcebispo de Toledo em 657, pelo rei Recesvindo, ocupou este cargo eclesiástico até à sua morte, em 23 de Janeiro de 667, tendo sido enterrado na Basílica de Santa Leocádia.

Os trabalhos de Santo Ildefonso merecem um lugar de destaque na literatura espanhola.
A virtude  principal na vida de Santo Ildefonso foi sua extrema fidelidade aos preceitos da Igreja,  o amor que nutria à Maria Santíssima e  propagação constante das mais belas devoções marianas. Seu brilhante desempenho como pastor de Toledo por cerca de  dez anos (de 657 a 667), fez com que administrasse a fé principalmente pela caridade a todos os homens, sem acepção de pessoas.

Era grande amigo e  apóstolo da  castidade, sendo a convicção católica uma das  características de seu zelo.  E foi com este caráter que militou valorosamente pela virgindade  da Mãe de Deus, precisamente na defesa da doutrina da Imaculada Conceição, que cerca de onze séculos mais tarde viria a tornar-se dogma pela bula da Imaculada Conceição (8 de dezembro de 1854, pontificado de Pio IX).

Assim, no fim do século VIII, o arcebispo de Toledo, Cixila, relata dois episódios maravilhosos, dos quais um tem sido amplamente ligado à vida de Santo Ildefonso por poetas e artistas. Neste episódio se narra que Santo Ildefonso estava a rezar perante as relíquias de Santa Leocádia, quando a santa mártir se levantou do túmulo e lhe agradeceu a sua devoção à mãe de Deus. Numa outra ocasião terá aparecido a Virgem Maria a Santo Ildefonso que o presenteou com uma veste de sacerdote para o recompensar da sua devoção.

Santo Ildefonso passou sua vida trabalhando para a glória de Deus  honrando Maria Santíssima, de quem era extremamente devoto.  A iconografia cristã o representa recebendo das mãos de Nossa Senhora um paramento religioso como presente da sua terna afeição, devoção e apostolado incansável na exaltação do Seu nome. É por isso que, apesar da distância secular que nos separa, seu nome permanece ainda hoje,  vivo como nunca,  como um dos maiores apóstolos marianos da Idade Média. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário