segunda-feira, 20 de julho de 2015

São Vilmar - Vulmaro

Nasceu nos arredores de Boulogne-sur-Mer (França, filho de Vulberto e Duda. A tradição conyta que ele foi casado com Osterhildam, uma mulher que tinha sido casada com o nobre Vuilmarus. Este obtém em juízo o retorno da esposa, que por isso teve que deixar Vilmar. Ele então decide viver em continência e se apresentou no mosteiro de Hautmont para viver uma vida de humildade. O abade o aceita e o faz guardião do rebanho, tarefa que ele executou com esmero e pontualidade como expressão de obediência e mortificação.

Depois de algum tempo o abade, admirado da sua fé e humildade e não menos da sua inteligência, o destinou para os estudos, nos quais se distinguiu pelo zelo. Tornou-se clérigo e depois padre num tempo em que nos mosteiros, regidos pela regra irlandesa, o sacerdócio era reservado a poucos. Impulsionado pelo desejo de fazer o melhor, Vilmar, com a autorização do superior, deixou Hautmont, rompeu o relacionamento com a própria família, buscou a solidão nos bosques em torno da cidade de “Mempisque”, situada em Flandres, onde viveu vários anos como eremita. Mas Deus revelou-lhe o lugar onde devia construir o mosteiro masculino de Samer, e outro feminino que mais tarde receberá o nome de Wière-au-Bois. Vilmar tornou-se o abade do mosteiro de Samer e ali viveu até sua morte acontecida no dia 20 de julho. Também ali foi sepultado. Praticou as mais grandes virtudes que se exigem de um superior de uma comunidade monástica: “egregius pastor, praecipuus magister et praeclarus doctor”, como narra o livro de sua vida.

A Vita Prima apresenta sua cronologia: a passagem por Samer do rei saxão Ceadvalla, que, quando ia para Roma para ser batizado, parou para conversar sobre religião com Vilmar. Esta viagem, e em particular este colóquio, estão longe de serem documentados, mas a data 688, citada pelo biógrafo, pode ser aceita, uma vez que Ceadvalla morreu em 689. Partindo desta data se pode admitir como prováveis as outras indicações cronológicas fornecidas pelo autor: pelo ano 620 nascimento de Vilmar, 642 ingresso no mosteiro de Hautmont, 658 início da vida eremítica em Flandres, 677 chegada em Samer, de 680 a 688 construção da basílica (a igreja com a comunidade religiosa), 697 ano de sua morte.


Hoje a Igreja celebra também Santo Apolinário

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário