segunda-feira, 8 de junho de 2015

São Medardo

São Medardo

Nasceu em 456 em Salencia, Picardia , França, filho de uma familia nobre, jovem piedoso e brilhante estudante.

Educado em Saint-Quentin e freqüentemente acompanhava seu pai em viagens de negócios a Vermand e a Tournai e freqüentava as escolas de lá.
Atraído pela vida religiosa, foi ordenado com a idade 33 anos.

Sua vida é rica de anedotas, que o mostram como um homem tolerante para com as fraquezas humanas, generoso no dar e sábio nas repostas.
Contam que um ladrão roubou-lhe uma vaca, mas o chocalho, apesar de envolvido em trapos, se pôs a tocar. Medardo acordou, fez silenciar o chocalho e deixou ir embora o ladrão com a sua vaca.
Outra historia fala que diante de um ataque de abelhas, ele ordenou que voltassem imediatamente à colméia e elas obedeceram.
Testemunhas o viram ficar sem comer para alimentar os famintos e, certa feita, tirou a roupa do corpo para dá-la a um velhinho cego e quase despido que lhe pediu uma esmola.

Com relutância aceitou ser Bispo de Vermand em 530 e em 531 moveu sua Sé para Noyon, que estava mais distante das brigas de fronteiras. Bispo de Tournai em 532 e uniu as duas Dioceses e esta união durou até 1146.

Ele foi o bispo que colocou o véu de freira a Santa Radegunda: ela era a rainha, casada com o Rei Clotário, que tinha assassinado o próprio irmão. Abandona então, o marido e pede para ser acolhida num mosteiro para ser consagrada a Deus. Aquela situação delicada não intimidou Medardo, que colocou sua vida em jogo para amparar a rainha cristã, que por motivos políticos fora obrigada a coabitar com um rei pagão. O Bispo Medardo a acolheu e depois de muita reflexão impôs-lhe o véu beneditino.

Medardus era um dos mais notáveis bispos de seu tempo e era muito venerado no norte e nordeste da França e logo tornou-se um herói com inúmeras lendas.

Todo ano, no dia de sua festa, em Rosiére uma jovem era escolhida como a mais exemplar da região e escoltada por 12 rapazes e 12 garotas para a igreja onde ela era coroada com rosas e recebia uma quantidade em dinheiro.
Era uma espécie de bolsa escolar, e teria sido instituída por São Medardo, quando bispo.

A tradição diz que se no dia de sua festa chover, os próximos 40 dias choverão e se o tempo estiver bom, os próximos 40 dias terão um clima bom.


Faleceu em 8 de junho de 545 em Noyon e suas relíquias forma trasladadas para uma propriedade real perto de Crouy, na entrada de Soissons e uma Abadia Beneditina foi construída sobre seu túmulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário