quarta-feira, 17 de junho de 2015

Beato José Maria Cassant

José Maria Cassant nasceu no dia 6 de Março de 1878 na localidade de Casseneuil (França), no seio de uma família de agricultores. Desde pequeno sente grande identificação com a Missa e a liturgia, manifestando o desejo de ser sacerdote. Prefere o silêncio e a solidão da capela às brincadeiras de criança. Sempre teve muita dificuldade em aprender e memorizar o conteúdo das aulas, embora a elas se aplicasse com afinco. Aos quinze anos ainda estuda em meio a meninos de oito a dez anos. Este obstáculo intelectual o impediu de ser aceito no seminário diocesano, após manifestar aos seus familiares o desejo de se tornar sacerdote. Seu diretor espiritual sugeriu-lhe, então, de tentar ingressar na Trapa.

Assim, no dia 5 de Dezembro de 1894 entrou na abadia cisterciense de Santa Maria do Deserto, na Diocese de Tolosa.
Contemplando Jesus na sua Paixão, o jovem monge deixava-se impregnar pelo amor de Cristo. Consciente das suas lacunas e debilidades, confiava única e totalmente em Jesus, que era a sua força.
Durante seu noviciado, desenvolve uma profunda espiritualidade contemplativa, a partir de sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus e do lema: “Tudo para Jesus, tudo por Maria”. 
Pronunciou os votos perpétuos na solenidade da Ascensão e começou a preparação definitiva para o sacerdócio, que considerava em função da Eucaristia, em que Cristo Salvador se entrega inteiramente aos homens, e em cujo Coração traspassado na cruz, recebe todos os que a Ele recorrem com confiança. José Maria recebeu a Ordenação sacerdotal no dia 12 de Outubro de 1902.
Atingido pela tuberculose, o jovem presbítero só revelou os seus sofrimentos quando já não os podia esconder, oferecendo-os sempre por Cristo e pela Igreja e meditando assiduamente sobre a Via-Sacra do Salvador.
No leito de morte, afirmou: "Quando não poderei mais celebrar a Santa Missa, Jesus poderá levar-me deste mundo".
O Padre José Maria faleceu na madrugada do dia 17 de Junho de 1903, com apenas 25 anos de idade, dos quais 16 transcorridos na discrição em Casseneuil e 9 no claustro de um mosteiro, dedicando-se às coisas mais simples: oração, estudo e trabalho.
Coisas ordinárias, porém, que ele soube viver de maneira extraordinária, com uma generosidade incondicional.
Por isso, a mensagem do Padre José Maria é muito atual: num mundo em que reina a desconfiança, que muitas vezes é vítima do desespero, mas que é sequioso de amor e de ternura, a sua vida pode ser uma resposta para quem, sobretudo entre os jovens, se põe em busca de um sentido para a sua vida.

João Paulo II reconheceu a heroicidade das suas virtudes no dia 19 de Junho de 1984 e foi beatificado em 3 de outubro de 2004.

Hoje também celebramos São Raniero de Pisa. 
Veja aqui http://coisasdesantos.blogspot.com.br/2014/06/sao-raniero-de-pisa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário