sábado, 9 de maio de 2015

São Pacômio

Pacômio nasceu na Alta Tebaida, aldeia Esne, em 292. De família pagã, foi recrutado com aproximadamente vinte anos para servir ao exército imperial, onde teve contato com cristãos, favorecendo sua conversão. Tornou-se um anacoreta tendo como guia Palamón.

Depois de sete anos, Pacômio foi visitar o deserto de Tabenese  onde um anjo lhe teria entregue as regras para o mosteiro, assim como o lugar do estabelecimento do mesmo. Fica evidente que Pacômio, pela sua experiência, percebeu que o individualismo existente e o número cada vez mais elevado de monges tornava o anacoretismo (onde os monges viviam isolados) ineficaz para suprir as necessidades de todos, tanto espiritual como materialmente.
Nos fragmentos das regras encontradas é possível perceber a preocupação de Pacômio em estabelecer bases para a comunidade eremítica, o qual ao fundar seu primeiro mosteiro, em Tabenese no ano de 323, procurou congregar o ideal do anacoreta com uma organização no sentido físico, material e espiritual.

O mosteiro pacomiano tinha uma estrutura rígida, hierárquica balizada na disciplina e na obediência, influência do exército imperial. 
O mosteiro, formado por vários edifícios ou casas, era construído dentro de muralhas, encontrava-se dentro desse recinto uma igreja, um refeitório, uma cozinha, uma hospedaria e uma biblioteca. 
Cada edifício, com um grupo de 20 a 40 monges obedientes ao seu prepósito, caracterizava-se pelo tipo de trabalho realizado; padaria, trabalhos manuais com lã, agricultura, enfermaria, sapataria, carpintaria, entre outros. 
Cada monge tinha liberdade de escolher a atividade que iria exercer. Segundo o número de membros, o mosteiro poderia possuir de trinta a quarenta casas, as quais constituíam, em número de três a quatro, uma tribo com seu representante. E, acima destes estava um monge, responsável por todos, auxiliado por um outro que era encarregado da administração econômica da comunidade. 
Esta forma de organização interna remonta uma aldeia egípcia, facilitando o desenvolvimento econômico do mosteiro e a união pessoal dos monges, articulada com a origem parecida dos mesmos e a língua copta falada pela maioria. Já as reuniões públicas aconteciam três vezes durante o dia e uma vez à noite, eram nos momentos de oração e das refeições, incluindo as missas de sábado e domingo.

O seu estilo de vida era severo, mas menos rigoroso que os monges eremitas típicos. Seu hábito era uma túnica de linho com um capuz que impedia de ver o outro monge  enquanto ele comia e o silencio era imperativo.O silencio era observado a todo tempo. Ele usava  em seus ombros uma pele de cabra chamada de Melotes. Os monges aprendiam a bíblia diariamente e se  juntavam diariamente para as orações.Os trabalhos de cada um eram proporcionais a sua força. Os noviços eram testados com maior severidade antes de serem admitidos, receberem seus hábitos e proferirem seus votos.

Pacômio fundou nove mosteiros masculinos e dois femininos, o primeiro para mulheres foi fundado em 340 para sua irmã Maria. O conjunto destes mosteiros formavam uma congregação sob a autoridade geral do próprio Pacômio, o qual nomeava o dirigente de cada mosteiro.
Duas vezes por ano, na Páscoa e no mês de agosto, os representantes dos mosteiros se reuniam com ele a fim de tratar de assuntos referentes as comunidades e da administração econômica das mesmas.

Pacômio passou 15 anos sem se deitar e às vezes tirava um descanso sentado em uma rocha. Ele dispensava o sono porque  queria empregar seu tempo nos exercícios do Amor Divino. Desde a sua conversão ele nunca comeu uma refeição completa. O santo com o maior cuidado confortava e recebia em sua comunidade os doentes e nunca rejeitou nenhum muito doente ou fraco . O santo monge deseja levar almas para o céu e o fervor o levada ao caminho da perfeição.

O autor de sua Vita nos consta que o santo tinha o dom das línguas. Embora nunca tivesse aprendido Latim ou Grego ele podia falar fluentemente ambas.
A ele também é creditado com vários milagres. Curava varias doenças ou aflições mas com uma cláusula ou condição: “somente se  fosse para o bem de sua alma”.
O seu discípulo predileto, São Theodoro, que após a sua morte o sucedeu como Superior  Geral tinha uma perpétua dor de cabeça. Pacômio quando pedido para orar pela sua cura respondeu:
“Embora abstinência e oração são de grande mérito, a doença sofrida com  paciência tem mérito ainda maior”.  

Embora nunca sido ordenado ele era muito respeitado e foi visitado por Santo Atanásio em 333 que tentou ordená-lo sacerdote mas ele fugiu e se escondeu.

Na época de sua morte havia 3000 (algumas fontes dizem 7000) monges em nove Mosteiros e dois Conventos para mulheres. Ele morreu em uma epidemia em 348.

Nenhum comentário:

Postar um comentário