quinta-feira, 10 de julho de 2014

Santos Sete Irmãos

Felicidade, uma romana mãe de sete filhos, era uma cristã fervorosa em uma época onde a perseguição aos cristãos era gratuita e sem trégua. Seus sete filhos foram criados dentro da fé cristã, as quais professavam e faziam de sua casa um ponto de encontro comunitário. Não tardou para que os soldados do imperador descobrissem o local e prendessem toda a família.

Estes sete irmãos — Januário, Felipe, Félix, Silvano, Alexandre, Vital e Marcial , foram levados com sua mãe diante do prefeito, que primeiro exortou a mãe a ter piedade dela e dos filhos.

Ela respondeu: “Não me deixarei conquistar por tuas gentilezas nem me amedrontar por suas ameaças. Tenho certeza que o Espírito Santo está comigo e fará com que eu o supere em vida e mais ainda morta.” E disse aos filhos: “Olhem para o Céu, filhos caríssimos, porque é lá que Cristo nos espera. Lutem com coragem por Cristo, persistam fielmente no amor a Cristo.”

O prefeito a esbofeteou, e como permanecessem firme na fé, cada um deles foi morto com um suplício diferente diante dos olhos da mãe, que os encorajava.

Januário, após ser açoitado com varas e ter padecido no cárcere, foi morto com flagelos chumbados.
Félix e Filipe foram espancados e mortos a cacetadas.
Silvano foi jogado num precipício. Alexandre, Vidal e Marcial foram decapitados. 
         
Apesar de saberem que sofreriam muito antes de morrer, todos mantiveram a firmeza na fé e não renegaram o Cristo  exortados por sua mãe Santa Felicidade, enfrentaram o martírio sob o imperador Antonino, por volta do ano 110.

Consta que o próprio papa são Gregório Magno teria encontrado uma gravura mural que representava esta mãe, de nome Felicidade, rodeada por sete jovens, numa das catacumbas de Roma.

Santa Felicidade é celebrada no dia 23 de novembro.


2 comentários: