terça-feira, 1 de julho de 2014

Santo Oliver Plunkett

A Irlanda tem sido chamado de a ilha dos santos depois de São Patrício (1461), os bispados e mosteiros evangelizadores se instalaram nela tornaram-se centros de cultura e de vida missionária. Em 1171 ele caiu sob o domínio britânico. Ao custo de sofrimento inimaginável, sua população repudiou os pregadores e a liturgia anglicana, no tempo do rei Henrique VIII (1547), a rainha Elizabeth (1603), sua filha, e Oliver Cromwell (1658), fanático e puritano ditador da Inglaterra após a derrota e decapitação do rei Carlos I (1649). Os ódios religiosos e políticos provocaram muitas baixas.

Oliver Plunkett, irlandês, nasceu no ano de 1625, em Loughcrew, numa família de nobres. Ainda criança foi entregue aos cuidados de um parente, abade beneditino em Dublin, e mais tarde Bispo de Ardagh e Meath. Aos dezenove anos, ele foi enviaso para fazer o seminário em Roma, onde recebeu a ordenação em 1654.

A ilha irlandesa pertence à Coroa inglesa e possuía maioria católica. Mas nesta época, o exército real inglês, liderado por Cromwel, assumiu o poder para conseguir a unificação política da Inglaterra, Escócia e Irlanda. Obcecado pelo projeto, mandara até mesmo assassinar o rei Carlos I. E na Irlanda não fez por menos, todos os religiosos, sem exceção, foram mortos, além de leigos, militares e políticos; enfim, todos os que fossem católicos. Por isso o então padre Plunkett ficou em Roma exercendo o ministério como professor de teologia.

Em 1669, o bispo da Irlanda, que estava exilado na Itália, morreu. Para sucedê-lo, o papa Clemente IX consagrou o padre Oliver Plunkett, que retornou para a Irlanda viajando como clandestino. Antes de deixar Roma, o Bispo Plunket queria fazer uma última visita ao hospital de Santo Spirito. Ao abraçá-lo, um padre polonês disse-lhe: 
"Agora você vai para derramar seu sangue pela fé católica." 
O santo respondeu humildemente:
"Eu não sou digno, mas você me ajude com suas orações para que esse desejo seja cumprido."

A situação religiosa na ilha era muito triste. Com a morte de Cromwell foi restaurada a monarquia, mas o rei Charles II (1685), fraco e dissoluto, e não havia concedido aos irlandeses a tolerância legal que eles exigiam insistentemente. O seu destino dependia dos caprichos dos tenentes que estavam participando doo governo da ilha.

Apesar de ainda existir as leis perseguindo os católicos, o santo teve um intenso apostolado em dez anos de relativa paz, secretamente fazendo as funções sagradas, vestindo-se e visitando o seu rebanho apenas à noite. Assim que tomou posse de seu cargo, visitou a diocese, tornou-se familiarizado com o clero de sua província, ele realizou dois sínodos e deu a confirmação a mais de 10.000 pessoas. Ele próprio confidenciou ao Bispo Baldeschi, secretário da Propaganda Fide, "Deus sabe que eu não acho sentido no dia e na noite para mais nada, mas apenas para o serviço das almas ...”
Para atender as necessidades das escolas, Bispo Plunket viveu mal, contraiu dívidas e simplesmente manteve ao seu serviço apenas um homem e um menino. O secretário da Propaganda Fide escreveu em 1672: "Para servir a Deus e à Santa Sé, o Bispo Plunket disse que venderia até a cruz e mitra."

Com a nomeação em 1672 do tenente da Irlanda conde de Essex Arturo, os católicos foram novamente submetidos a uma perseguição violenta. As escolas foram fechadas, religiosos e bispos obrigados a se esconder enquanto esperavam a tempestade passar. O Arcebispo Plunket com uma quantidade de livros e velas se refugiou em uma cabana de palha na mata, disposto "a morrer de fome e frio, antes de que deixasse o rebanho", ou a se deixar levar para o exílio em um navio com uma corda em volta do pescoço . A tempestade amainou, o santo aproveitou a oportunidade para arrumar a escola e a diocese.

Porém Titus Oates, que fora anglicano e depois conseguiu tornar-se jesuíta, ingressando num colégio espanhol, foi demitido por má conduta. O miserável se vingou acusando os jesuítas e traindo a Igreja romana. Ele, para usufruir os benefícios da Coroa inglesa, apresentou uma lista falsa de eclesiásticos e leigos afirmando que tentariam depor o rei Carlos II. Nessa relação estava o bispo Plunkett, que foi condenado à morte por decapitação pública. Quando o chefe do júri o declarou culpado. O santo respondeu simplesmente: "Graças a Deus".

A execução ocorreu em Londres, no dia 1o de julho de 1681. Antes, porém, ele fez um discurso digno de um santo e mártir. Segundo registros da época, o seu heroísmo na hora do martírio, somado ao seu discurso, contribuiu para a glória da Igreja de Roma mais do que muitos anos do mais edificante apostolado:

"Eu perdôo a todos, e digo com Santo Estêvão - Senhor, não lhes imputes este pecado”.  A sentença de morte não me causou medo, eu levei o meu sono até um quarto de hora, eu sou inocente de qualquer traição, como uma criança que nasceu ontem. Para o meu caráter sacerdotal, para a minha profissão religiosa e para as minhas funções sacerdotais, mais uma vez publicamente, eu vou para a morte que eu estou muito feliz de conhecer, e sendo o primeiro dos irlandeses pela graça de Deus, eu vou ser um exemplo para os outros a não temer a morte. "

O seu culto foi confirmado no dia 1 de julho ao ser beatificado em 1920. Canonizado pelo papa Paulo VI em 1975, santo Oliver Plunkett possui duas sepulturas. O seu corpo esta na Abadia de Downside, em Londres, enquanto sua cabeça esta na Abadia de Drogheda, na Irlanda. Ele foi o último católico condenado à morte na Inglaterra em razão de sua fé.


Veja: A alegria do noivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário