terça-feira, 8 de julho de 2014

Palavras de São Bernardo ao Papa Eugênio:

“Quem é você?  Você é o grande Sacerdote, Sumo Pontífice.
Você é o príncipe dos bispos, o herdeiro dos apóstolos ...
Você é a pessoa a quem as chaves foram dadas e as ovelhas lhes foram confiadas. 
Outro bem que você também é porteiros do céu e pastor do rebanho; mas este duplo título é o mais glorioso que você recebeu por herança em um sentido mais específico todos os outros. Estes têm seus rebanhos, que foram atribuídos a cada um o seu próprio; mas a você foi confiado todos os rebanhos; você só tem um rebanho, formado não apenas por ovelhas, mas também pelos pastores; Você é o único pastor de todos. Você pergunta como é possível. Pela palavra do Senhor. A Quem, de fato, não digo entre os bispos, mas entre os apóstolos, foram confiadas absoluta e indistintamente todas as ovelhas? Se você me ama, Pedro, apascenta as minhas ovelhas. Quais? As pessoas desta ou daquela cidade, desta ou daquela região desse reino? As minhas ovelhas, diz. Quem não vê que não é designado para uma ou algumas, mas todos elas dependem de Pedro? Sem distinção, sem exceção "


“Doravante eu falo a meu mestre, não ouso mais chamá-lo de meu filho. Aquele que me seguia passou à minha frente... A Igreja exulta e glorifica o Senhor com vossa eleição, mas no seio da Igreja a alegria é ainda maior nesta comunidade da qual fostes filho, cujos seios vós mamastes. Que dizer, pois? Também eu exulto e, não obstante, confesso-o: tenho medo. Minha alegria, é permeada de temor e de estremecimentos... Vejo a dignidade a que fostes elevado e também de que altura agora podeis cair.”



De consideratione 

Nenhum comentário:

Postar um comentário