quinta-feira, 19 de junho de 2014

Santos Gervásio e Protásio

A tradição narra-nos que Gervásio e Protásio eram gêmeos e os únicos filhos de Vidal e Valéria, cidadãos da nobreza de Milão. Pais e filhos haviam sido convertidos pelo bispo são Caio. Em vista disso, mandaram construir a igreja de Milão, em 63. Mas depois Vidal e Valéria foram mortos testemunhando a fé, durante o governo do imperador Nero, em 68.

Órfãos dos pais, os dois irmãos venderam todos os bens, entregaram o que arrecadaram ao bispo, para terminar a construção da igreja e distribuir aos pobres, e recolheram-se numa pequena casa afastada, onde passaram dez anos em orações e penitências. Denunciados como cristãos, foram presos e convidados a sacrificar aos deuses pagãos. Eles então disseram que todos os ídolos eram surdos e mudos e que somente Deus onipotente era capaz de ouvi-los e atende-los. Foram então torturados lentamente, e depois assassinados. Gervásio morreu sob os golpes dos chicotes e Protásio, além disso, foi decapitado.

Santo Ambrósio, em 386, fez construir uma magnífica basílica em Milão, hoje chamada de Santo Ambrósio. O povo pediu que ele a consagrasse da mesma forma solene que era realizada em Roma, o que ele prometeu fazer se ele conseguisse obter as necessárias relíquias. Em um sonho, lhe foi mostrado o lugar onde elas poderiam ser encontradas. Ele ordenou que a região, fora da cidade, fosse escavada, no cemitério da igreja de São Nabor e São Félix, que então eram os santos padroeiros de Milão. Lá, foram encontradas as relíquias de Gervásio e Protásio. Numa carta, Santo Ambrósio escreveu:

“ Eu encontrei os sinais corretos e, quando foram trazidos alguns sobre os quais pusemos nossas mãos, o poder dos mártires sagrados se tornou tão manifesto que, enquanto eu ainda permanecia em silêncio, um deles foi tomado e se prostrou frente ao sepulcro sagrado. Nós encontramos ali dois homens de maravilhosa estrutura, como de antigamente. Todos os ossos estavam perfeitos e havia muito sangue.”   Carta de Santo Ambrósio sobre a descoberta das relíquias.


Ambrósio então removeu as relíquias e as depositou na Basílica de Fausta. Durante os dias seguintes, segundo os textos, muitos milagres foram realizados, algo que seria prova do favor divino. Tocando o túmulo um cego recobrou a vista, e muitas pessoas foram curadas. Sobre a sua visão, a descoberta das relíquias e os milagres que se seguiram, Santo Ambrósio escreveu para sua irmã, Marcelina.

Santo Agostinho, ainda um catecúmeno, presenciou estes fatos e os relata em suas grandes obras, "Confissões" e Cidade de Deus, assim como em seu "Sermão 286". Outra fonte é a obra sobre a vida de Ambrósio escrita por São Paulino. Ele morreu em 397 e foi enterrado na basílica ao lado dos mártires, como último desejo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário